ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIAS DE VIDA
UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA ROSELANE ZORDAN COSTELLA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p340-351Schlagworte:
Geografia, Escola, Educação, Ensino de Geografia, Formação de ProfessoresAbstract
A professora Roselane Zordan Costella foi professora de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 2011 e 2012 e vivenciou importantes momentos em seu espaço e curto tempo de trabalho. Esta entrevista apresenta uma retomada de sua trajetória, dando destaque para suas experiências de vida, acadêmicas e profissionais, bem como assinalando práticas de ensino de Geografia as quais a professora Roselane reconhece como de destaque. São apresentadas sínteses analíticas da vida e obra desta professora que colaborou na construção de um ensino de Geografia diferenciado. Para finalizar a professora Roselane apresenta, a partir de suas experiências, algumas pistas para os jovens professores de Geografia em formação inicial ou em princípio de carreira.
Literaturhinweise
COSTELLA, Roselane Zordan; HOFSTAETTER, Andrea (org.); UBERTI, Luciane (org.). Iniciação à docência: espaços, conexões e processos no PIBID/UFRGS. 1. ed. Oikos, 2017.
COSTELLA, Roselane Zordan; HOFSTAETTER, Andrea (org.); UBERTI, Luciane (org.). PIBID em movimento: trânsitos e mixagens na formação inicial e continuada da docência. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2017. v. 1.
COSTELLA, Roselane Zordan.; HOFSTAETTER, Andrea (org.); STURM, Ingrid Nancy (org.); UBERTI, Luciane (org.). Percursos da prática de sala de aula PIBID/UFRGS. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2016. 164p.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.); TONINI, Ivaine Maria (org.); KAERCHER, Nestor André (org.); COSTELLA, Roselane Zordan (org.). Movimentos para ensinar geografia? oscilações. 1. ed. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016. v. 1. 312p.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.); TONINI, Ivaine Maria (org.); KAERCHER, Nestor André (org.); COSTELLA, Roselane Zordan (org.). Movimentos no ensinar Geografia: rompendo rotações. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2015. 280p.
COSTELLA, Roselane Zordan; HOFTSTAETTER, Andrea (org.); STURM, Ingrid Nancy (org.); UBERTI, Luciane (org.). Iniciação à docências - PIBID UFRGS - reflexões interdisciplinares. 1. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2015. v. 1. 230p.
COSTELLA, Roselane Zordan; SCHÄFFER, Neiva Otero. A Geografia em Projetos Curriculares: Ler o Lugar e Compreender o Mundo. 1. ed. Erechim: Edelbra, 2012. v. 1.
COSTELLA, Roselane Zordan. Parâmetros Curriculares de Geografia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, 2009. v. 1.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e Cartografar com os diferentes mundos geográficos - A Alfabetização Espacial. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. v. 1. 126p.
COSTELLA, Roselane Zordan; CHIAPETI, Ademir Batista. Vivenciando a Alfabetização Cartográfica. Porto Alegre: Calábria, 1998. v. 01.
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.