ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIAS DE VIDA
UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA ROSELANE ZORDAN COSTELLA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p340-351Palavras-chave:
Geografia, Escola, Educação, Ensino de Geografia, Formação de ProfessoresResumo
A professora Roselane Zordan Costella foi professora de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 2011 e 2012 e vivenciou importantes momentos em seu espaço e curto tempo de trabalho. Esta entrevista apresenta uma retomada de sua trajetória, dando destaque para suas experiências de vida, acadêmicas e profissionais, bem como assinalando práticas de ensino de Geografia as quais a professora Roselane reconhece como de destaque. São apresentadas sínteses analíticas da vida e obra desta professora que colaborou na construção de um ensino de Geografia diferenciado. Para finalizar a professora Roselane apresenta, a partir de suas experiências, algumas pistas para os jovens professores de Geografia em formação inicial ou em princípio de carreira.
Referências
COSTELLA, Roselane Zordan; HOFSTAETTER, Andrea (org.); UBERTI, Luciane (org.). Iniciação à docência: espaços, conexões e processos no PIBID/UFRGS. 1. ed. Oikos, 2017.
COSTELLA, Roselane Zordan; HOFSTAETTER, Andrea (org.); UBERTI, Luciane (org.). PIBID em movimento: trânsitos e mixagens na formação inicial e continuada da docência. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2017. v. 1.
COSTELLA, Roselane Zordan.; HOFSTAETTER, Andrea (org.); STURM, Ingrid Nancy (org.); UBERTI, Luciane (org.). Percursos da prática de sala de aula PIBID/UFRGS. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2016. 164p.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.); TONINI, Ivaine Maria (org.); KAERCHER, Nestor André (org.); COSTELLA, Roselane Zordan (org.). Movimentos para ensinar geografia? oscilações. 1. ed. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016. v. 1. 312p.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.); TONINI, Ivaine Maria (org.); KAERCHER, Nestor André (org.); COSTELLA, Roselane Zordan (org.). Movimentos no ensinar Geografia: rompendo rotações. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2015. 280p.
COSTELLA, Roselane Zordan; HOFTSTAETTER, Andrea (org.); STURM, Ingrid Nancy (org.); UBERTI, Luciane (org.). Iniciação à docências - PIBID UFRGS - reflexões interdisciplinares. 1. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2015. v. 1. 230p.
COSTELLA, Roselane Zordan; SCHÄFFER, Neiva Otero. A Geografia em Projetos Curriculares: Ler o Lugar e Compreender o Mundo. 1. ed. Erechim: Edelbra, 2012. v. 1.
COSTELLA, Roselane Zordan. Parâmetros Curriculares de Geografia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, 2009. v. 1.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e Cartografar com os diferentes mundos geográficos - A Alfabetização Espacial. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. v. 1. 126p.
COSTELLA, Roselane Zordan; CHIAPETI, Ademir Batista. Vivenciando a Alfabetização Cartográfica. Porto Alegre: Calábria, 1998. v. 01.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.