TRANSFORMAÇÕES NAS DINÂMICAS COMERCIAIS DO AGRESTE

Reflexões sobre o advento do atacarejo na cidade de Campina Grande na Paraíba

Autor/innen

  • Annahid Burnett Universidade Estadual da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-9140-6919
  • Leonardo Araújo e Mota Universidade Estadual da Paraíba
  • Ingrid Rodrigues Leite Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n21p193-212

Schlagworte:

Dinâmicas comerciais, Redes globalizadas, Atacarejo, Região Agreste da Paraíba

Abstract

As transformações na sociedade com o avanço da tecnologia reverberam diretamente no cenário econômico, internacional, nacional e, sobretudo, local, uma vez que as redes globalizadas permitem a troca instantânea de informações, ações, preços e produtos. Este artigo se propõe a refletir sobre as transformações nas dinâmicas de comércio, a partir da introdução das redes globalizadas de vendas de atacarejo na cidade de Campina Grande no Agreste paraibano na última década. Como metodologia empregamos a revisão bibliográfica sobre o assunto específico, a análise documental da imprensa local pertinente à área, o tratamento dos dados estatísticos relevantes ao campo de pesquisa, como também à coleta de informação através de entrevistas semiestruturadas com os agentes sociais envolvidos nessas dinâmicas. Concluímos que a introdução das redes globalizadas atacarejistas não só redesenharam o espaço socioeconômico da região, como também transformaram os costumes dos agentes sociais da região.

Autor/innen-Biografien

Annahid Burnett, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Ciencias Sociais; Mestrado em Sociologia; Licenciatura em Sociologia. Pesquisadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR da Universidade Estadual da Paraíba – PPGDR/PNPD/UEPB. Autora do Livro ESTUDOS DE CASOS EM ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA (ORG.), EDUFPE, 2020. Autora do Livro VOZES FEMININAS (ORG.). EDUFPE, 2019. Autora do Livro A SAGA DA ALGAROBA. NEA, 2018.  Autora do Livro VOZES DA SULANCA. Alemanha: NEA, 2016. Tradutora do Livro SOCIOLOGIA AMBIENTAL do Prof. John Hannigan da Universidade de Toronto. Petrópolis: Ed. VOZES, 2009. 

 

 

Leonardo Araújo e Mota, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Sociologia (UFC). Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR

Ingrid Rodrigues Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Desenvolvimento Regional (UEPB); Graduada em Geografia (UFCG)

Literaturhinweise

ALMEIDA, Elpídio. História de Campina Grande. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 1978.

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste – Contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BARTH, Roberto. Área de influência no atacado cash & carry. Dissertação (Mestrado em Administração). Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1984.

CALSAVARA, A.R. Atacarejo: Estratégia planejada ou mera coincidência? Administração de Empresas em Revista. V.1 n.4, 2009.

COX, D. & GOOD, R. How to Build a Marketing Information System. Harvard Business Review, May-June, 145-154. 1967. ftp://donnees.admnt.usherbrooke.ca/Mar851/Lectures/IV

HARVEY, David. A condição pós-moderna. Edições Loyola. São Paulo. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves, 20º edição, novembro, 2010.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de influência das cidades- 2007. Rio de Janeiro: 2008. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/PZEE/_arquivos/regic_28.pdf. Acesso em: 26 de agosto de 2016.

HARVEY, David. Indicadores IBGE: Pesquisa mensal do comércio –Junho 2016. Agosto de 2016. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Comercio_e_Servicos/Pesquisa_Mensal_de_Comercio/Fasciculo_Indicadores_IBGE/pmc_201606caderno.pdf, acesso em 26 de agosto de 2016.

HARVEY, David. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese das informações de Campina Grande – PB. 2015. Disponível em http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=250400, acesso em 28 de Agosto de 2016.

IPEA- Instituto de pesquisa Econômica Aplicada. A Paraíba no contexto Nacional, Regional e Interno. IPEA - 1726 47. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1726.pdf, acesso em 16 julho de 2016.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 1972.

LEVY, Michael & WEITZ, Barton A. Administração de Varejo. Tradução Erika Suzuki. São Paulo: Atlas, 2000.

LULA, Waltimar Batista Rodrigues. “Novas formas, velhas formas”: um retrato da reestruturação dos supermercados na Paraíba. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia. João Pessoa, 2001.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PINTAUDI, Silvana Maria. São Paulo, do centro aos centros comerciais: Uma leitura. In: Geografias das metrópoles. CARLOS e OLIVEIRA (orgs.), Ana Fani Alessandrini e Ariovaldo Umbelino de. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, M. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. O Território e o Saber Local: Algumas Categorias de Análise. Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, ano XIII, n° 2, 1999.

Veröffentlicht

2021-08-19

Zitationsvorschlag

BURNETT, Annahid; ARAÚJO E MOTA, Leonardo; LEITE, Ingrid Rodrigues. TRANSFORMAÇÕES NAS DINÂMICAS COMERCIAIS DO AGRESTE: Reflexões sobre o advento do atacarejo na cidade de Campina Grande na Paraíba. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 193–212, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n21p193-212. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/11865. Acesso em: 23 nov. 2024.