EXCLUSÃO NO NOVO RURAL BRASILEIRO
UMA ANÁLISE SOBRE A COMUNIDADE RURAL QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v4n5p19-33Schlagworte:
Camponês, Exclusão Social, Rural, Quilombolas.Abstract
Este artigo consiste em uma reflexão teórica a respeito da realidade social do camponês pobre, na condição de Quilombola, mediante um panorama de exclusão do espaço rural, sobrevivendo ao descaso do Estado brasileiro no que concerne a ausência de políticas públicas voltadas para seu bem estar social. A inserção do grande capital financeiro no espaço rural intensificou a segregação dos mesmos, no novo rural brasileiro. Nesta conjuntura, destacamos o papel das três correntes da Geografia Agrária sob a ótica dos velhos e novos mitos no novo rural brasileiro. O cenário de análise de tal realidade desenvolveu nas comunidades Quilombolas no Estado do Pará, especialmente, nos município de São Miguel do Guamá na comunidade de: Santa Rita das Barreiras. Metodológico adotou-se a Pesquisa Bibliográfica, a Pesquisa de Campo, equacionada a aplicação de questionário como técnica de coleta de dados. A pesquisa revelou que as comunidades Quilombolas sofrem com a falta de saneamento, com a ausência do poder público no que diz respeito à saúde, segurança e educação, no espaço rural com outra roupagem.
Literaturhinweise
MARSCHNER, Walter. Lutando e ressignificando o rural em campo- notas epistemológicas. INTERAÇÔES, Campo Grande, v.12, n. 1 p. 41-52, jan./jun. 2011.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Espaços agrários de inclusão e exclusão social: novas configurações do campo brasileiro. Universidade Estadual de Sao Paulo, Presidente Prudente, Brasil. Currículo sem fronteiras, v.3, n.1, pp. 11-27, jan/jun 2003.
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Os quilombos e as novas etnias. In: Quilombos – Identidade étnica e territorialidade. Eliane CantarinoO’Dwyer ( Org.). Rio de Janeiro: Editora FGV e ABA, 2002.
MALCHER, Maria Albenize Farias (2006). A Geografia da Territorialidade Quilombola na Microrregião de Tomé-açu: o caso da ARQUINEC – Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Nova Esperança de Concórdia do Pará. Belém: CEFET. (Trabalho de Conclusão de Curso).
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.