EXCLUSÃO NO NOVO RURAL BRASILEIRO

UMA ANÁLISE SOBRE A COMUNIDADE RURAL QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA

Auteurs-es

  • Marcos Lopes Ferreira Instituto Federal do Pará, campus-Belém
  • Marcos Paulo Lopes Ferreira Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v4n5p19-33

Mots-clés :

Camponês, Exclusão Social, Rural, Quilombolas.

Résumé

Este artigo consiste em uma reflexão teórica a respeito da realidade social do camponês pobre, na condição de Quilombola, mediante um panorama de exclusão do espaço rural, sobrevivendo ao descaso do Estado brasileiro no que concerne a ausência de políticas públicas voltadas     para seu bem estar social. A inserção do grande capital financeiro no espaço rural intensificou a segregação dos mesmos, no novo rural brasileiro. Nesta conjuntura, destacamos o papel das três correntes da Geografia Agrária sob a ótica dos velhos e novos mitos no novo rural brasileiro. O cenário de análise de tal realidade desenvolveu nas comunidades Quilombolas no Estado do Pará, especialmente, nos município de São Miguel do Guamá na comunidade de: Santa Rita das Barreiras.  Metodológico adotou-se a Pesquisa Bibliográfica, a Pesquisa de Campo, equacionada a aplicação de questionário como técnica de coleta de dados. A pesquisa revelou que as comunidades Quilombolas sofrem com a falta de saneamento, com a ausência do poder público no que diz respeito à saúde, segurança e educação, no espaço rural com outra roupagem.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Lopes Ferreira, Instituto Federal do Pará, campus-Belém

Este artigo consiste em uma reflexão teórica a respeito da realidade social do camponês pobre, na condição de Quilombola, mediante um panorama de exclusão do espaço rural, sobrevivendo ao descaso do Estado brasileiro no que concerne a ausência de políticas públicas voltadas     para seu bem estar social. A inserção do grande capital financeiro no espaço rural intensificou a segregação dos mesmos, no novo rural brasileiro. Nesta conjuntura, destacamos o papel das três correntes da Geografia Agrária sob a ótica dos velhos e novos mitos no novo rural brasileiro. O cenário de análise de tal realidade desenvolveu nas comunidades Quilombolas no Estado do Pará, especialmente, nos município de São Miguel do Guamá na comunidade de: Santa Rita das Barreiras.  Metodológico adotou-se a Pesquisa Bibliográfica, a Pesquisa de Campo, equacionada a aplicação de questionário como técnica de coleta de dados. A pesquisa revelou que as comunidades Quilombolas sofrem com a falta de saneamento, com a ausência do poder público no que diz respeito à saúde, segurança e educação, no espaço rural com outra roupagem.   

 

Marcos Paulo Lopes Ferreira, Universidade Federal do Pará

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA PELO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA(IFPA)

Références

MARSCHNER, Walter. Lutando e ressignificando o rural em campo- notas epistemológicas. INTERAÇÔES, Campo Grande, v.12, n. 1 p. 41-52, jan./jun. 2011.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Espaços agrários de inclusão e exclusão social: novas configurações do campo brasileiro. Universidade Estadual de Sao Paulo, Presidente Prudente, Brasil. Currículo sem fronteiras, v.3, n.1, pp. 11-27, jan/jun 2003.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Os quilombos e as novas etnias. In: Quilombos – Identidade étnica e territorialidade. Eliane CantarinoO’Dwyer ( Org.). Rio de Janeiro: Editora FGV e ABA, 2002.

MALCHER, Maria Albenize Farias (2006). A Geografia da Territorialidade Quilombola na Microrregião de Tomé-açu: o caso da ARQUINEC – Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos Nova Esperança de Concórdia do Pará. Belém: CEFET. (Trabalho de Conclusão de Curso).

Téléchargements

Publié-e

2015-05-07

Comment citer

FERREIRA, Marcos Lopes; FERREIRA, Marcos Paulo Lopes. EXCLUSÃO NO NOVO RURAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE SOBRE A COMUNIDADE RURAL QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 19–33, 2015. DOI: 10.20873/rtg.v4n5p19-33. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/1324. Acesso em: 25 nov. 2024.