REDES E FLUXOS EM GEOGRAFIA
uma abordagem teórica
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v4n5p01-18Schlagworte:
Redes, fluxos, Geografia.Abstract
Na ciência geográfica, as redes operacionalizam a organização espacial da infraestrutura, das atividades produtivas e dos fluxos de bens e de serviços. O objetivo deste artigo é revisar a evolução do conceito de redes técnicas em uma perspectiva geográfica, considerando o seu papel na realização dos fluxos de mercadorias e de serviços que circulam por meio da infraestrutura e da dinâmica socioeconômica no espaço geográfico. Este estudo foi desenvolvido por meio da revisão de literatura para discutir as trajetórias nas abordagens das temáticas e dos conceitos de redes, com ênfase em redes técnicas e nos fluxos de bens e serviços com base em estudos geográficos e interdisciplinares.
Literaturhinweise
BAKIS, Henry. Les réseaux et leurs enjeux sociaux. Paris: Presses Universitaires de France, 1993. 127 p. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 698 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Redes Geográficas: reflexões sobre um tema persistente. Cidades, Presidente Prudente, v.9, n.16, 2012.
COSTA, Jodival M.; UEDA, Vanda. Redes técnicas e território: notas sobre a reticulação espacial. Boletim gaúcho de geografia, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 131-145, 2007.
CURIEN, Nicolas. "Réseau": du mot au concept. Flux, n.13-14, p. 52-55, 1993. Disponível em <http://www.persee.fr>.Acesso em 18 set. 2013.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.