A INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA RESERVA INDÍGENA DE CAARAPÓ-MS

Reflexões de um aspirante a Xamã

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i26.15421

Schlagworte:

Educação, Reserva Indígena, Xamã

Abstract

Neste artigo, propõe-se discutir o processo de introdução da Educação Escolar Indígena na Aldeia Caarapó-MS, por meio das vivências e experiências dos próprios indígenas. Em particular, destaca-se a trajetória do indígena Elemir Soare Martins, que retrata em sua Dissertação de Mestrado, defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados-MS, as nuances da introdução do processo educacional do povo Guarani e Kaiowá, perpassando além desta trajetória, outras variantes deste processo, como nos casos das ações das Igrejas Evangélicas e alianças institucionais que foram realizadas com ONGs e Universidades.

Autor/innen-Biografie

Elemir Soare Martins, Universidade Federal da Grande Dourados

Sou indígena Guarani Nhandéva e Kaiowá. Tenho essas duas etnias, pois os meus antepassados (que estão nas terras memórias) resistiram o processo de colonização e violências. Por isso, continuarei resistindo e acreditando. Tenho graduação em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal da Grande Dourados (2017). Tenho experiência na área de História, com ênfase em Ciência Sociais e humana. Sou professor de História na E.M. I Ñandejára Pólo no Município de Caarapó/MS. Mestre com muito orgulho na área História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFGD) - História Indígena e do Indigenismo. Atualmente sou doutorando na área de Geografia PPGG/UFGD. E sigo resistindo.

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Veröffentlicht

2023-02-14

Zitationsvorschlag

MARTINS, Elemir Soare. A INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA RESERVA INDÍGENA DE CAARAPÓ-MS: Reflexões de um aspirante a Xamã. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 127–144, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i26.15421. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/15421. Acesso em: 21 nov. 2024.