ALÉM DO “MEIO AMBIENTE"
GEOGRAFIA AMBIENTAL E PENSAMENTO CRÍTICO
Schlagworte:
Epistemologia, Episteme, Geografia Ambiental, Ecologia Política, Diálogo de SaberesAbstract
O ilustre professor e uma figura eminente pensamento geográfico brasileiro, na atualidade, Marcelo Lopes de Souza, traz importante reflexão acerca da Geografia Ambiental e o pensamento crítico. Para ele, o pensamento crítico é dinâmico, plural e não deve ser reduzido a uma ou a algumas correntes. A fim de esclarecer o que vem a ser a Geografia Ambiental, apresenta dez teses ou proposições, entre as quais afirma se tratar de um enfoque, um olhar derivado da Ecogeografia e Sociogeografia, baseado no diálogo de saberes e na transversalidade epistêmica. Trata-se de um recomeço, porém, amparado por raízes tão antigas quanto a própria ciência geográfica. Neste sentido, privilegia não só a interdisplinaridade, assim como a Ecologia Política, podendo imunizá-la contra o sociologismo e, por sua vez, imunizar a Geografia Ambiental contra o positivismo e o conservadorismo. Há uma consideração acerca da totalidade do ambiente, ou seja, a natureza primeira transformada e retransformada por meio das relações sociais. Observa-se ainda que armadilha do “fator antrópico” pode levar ao neomalthusianismo e ao ecofascismo. No entanto, o enfoque da Geografia Ambiental fundamenta-se no diálogo de saberes além da intra- e interdisciplinaridade, pois inclui os saberes tradicionais.
Literaturhinweise
SOUZA, M. L. Para muito além do "Meio Ambiente": Geografia Ambiental e pensamento crítico. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PQA9Xqkxbt4&t=6172s>. Acesso em: 7 mai 2021.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.