ALÉM DO “MEIO AMBIENTE"
GEOGRAFIA AMBIENTAL E PENSAMENTO CRÍTICO
Mots-clés :
Epistemologia, Episteme, Geografia Ambiental, Ecologia Política, Diálogo de SaberesRésumé
O ilustre professor e uma figura eminente pensamento geográfico brasileiro, na atualidade, Marcelo Lopes de Souza, traz importante reflexão acerca da Geografia Ambiental e o pensamento crítico. Para ele, o pensamento crítico é dinâmico, plural e não deve ser reduzido a uma ou a algumas correntes. A fim de esclarecer o que vem a ser a Geografia Ambiental, apresenta dez teses ou proposições, entre as quais afirma se tratar de um enfoque, um olhar derivado da Ecogeografia e Sociogeografia, baseado no diálogo de saberes e na transversalidade epistêmica. Trata-se de um recomeço, porém, amparado por raízes tão antigas quanto a própria ciência geográfica. Neste sentido, privilegia não só a interdisplinaridade, assim como a Ecologia Política, podendo imunizá-la contra o sociologismo e, por sua vez, imunizar a Geografia Ambiental contra o positivismo e o conservadorismo. Há uma consideração acerca da totalidade do ambiente, ou seja, a natureza primeira transformada e retransformada por meio das relações sociais. Observa-se ainda que armadilha do “fator antrópico” pode levar ao neomalthusianismo e ao ecofascismo. No entanto, o enfoque da Geografia Ambiental fundamenta-se no diálogo de saberes além da intra- e interdisciplinaridade, pois inclui os saberes tradicionais.
Références
SOUZA, M. L. Para muito além do "Meio Ambiente": Geografia Ambiental e pensamento crítico. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PQA9Xqkxbt4&t=6172s>. Acesso em: 7 mai 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.