UMA REFLEXÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.16812Schlagworte:
Lugares, Amazônia, Gentes, Trabalho de campoAbstract
Este ensaio discute a importância do trabalho de campo para a formação de professores em Geografia. Trata-se de uma atividade desenvolvida como parte da formação em geografia com alunos de graduação da Universidade Federal do Norte do Tocantins. O foco principal foi um estudo regional e buscou no arcabouço de conhecimento da Geografia da Amazônia, criar debates sobre a principal cidade regional da Amazônia, Belém, observando o funcionamento os lugares como de vivência e de percepção e como centralidade principal da dinâmica econômica da Amazônia. Não se trata de uma análise na geografia de Belém, apenas da importância do campo na formação do geógrafo. Um modo de fazer o estudo foi por meio de uma atividade de campo programada para quatro dias. O principal método aplicado foi a observação guiada em museu, igreja e centro-histórico, sempre buscando afastar o campo de um passeio, aplicando de forma conceitual elementos da geografia para observação dos monumentos, obras do conjunto material e imaterial. Também aplicamos em campo a construção da noção de lugar, entre cheiro, cores, caos e organização, atividades desenvolvidas no mercado Ver-o-Peso. O que está retratado neste ensaio é uma reflexão da experiência em campo pelos alunos.
Literaturhinweise
LACOSTE, Yves. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadãos. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 07-24, 2006.
MARCO, Valéria de. Trabalho de campo em Geografia: reflexões sobre uma experiência de pesquisa participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 105-136, 2006.
SERPA, Ângelo. Trabalho de campo em Geografia: uma abordagem teórico-metodológica. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, no 84, p. 07-24, 2006.
PENTEADO, Antonio Rocha. Belém: (estudo de geografia urbana). Belém: UFPA, 1968. 2 v. (Coleção amazônica. Série José Veríssimo). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/43. Acesso em:01 maio de 2023.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.