RESENHA
CONTRADIÇÕES URBANAS NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UMA BREVE ANÁLISE DE "A CIDADE" DE ANA FANI ALESSANDRI CARLOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.18290Schlagworte:
Urbanização, Desigualdade Socioespacial, Espaço UrbanoAbstract
O capitalismo é o grande responsável pela paisagem urbana atual: uma paisagem segregada, que mantém nos locais de alto padrão as classes dominantes e nos locais periféricos àqueles que não podem pagar pelo solo urbano. As contradições, lutas de classe e o desenvolvimento deste espaço urbano estão totalmente atrelados a este grande condicionante, que é o poder do capital. Na obra "A Cidade", Ana Fani Alessandri Carlos discute essas questões e algumas outras que são de imensa relevância à Geografia Urbana. A autora discute que o surgimento das cidades tem relação com os processos migratórios, que ocasionaram o êxodo rural. Porém, a cidade não foi capaz de comportar todos os indivíduos que estavam realizando este deslocamento do rural para o urbano. Discute ainda a velocidade com que a paisagem e as relações se transformam no espaço urbano. Concluindo, trás à tona a influência dos processos históricos na constituição do espaço urbano atual e discute que as relações sociais urbanas precisam sempre estar associadas à luta de classes.
Literaturhinweise
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 3º edição. São Paulo: Contexto, 1997. 98p.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.