RESENHA
CONTRADIÇÕES URBANAS NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UMA BREVE ANÁLISE DE "A CIDADE" DE ANA FANI ALESSANDRI CARLOS
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.18290Mots-clés :
Urbanização, Desigualdade Socioespacial, Espaço UrbanoRésumé
O capitalismo é o grande responsável pela paisagem urbana atual: uma paisagem segregada, que mantém nos locais de alto padrão as classes dominantes e nos locais periféricos àqueles que não podem pagar pelo solo urbano. As contradições, lutas de classe e o desenvolvimento deste espaço urbano estão totalmente atrelados a este grande condicionante, que é o poder do capital. Na obra "A Cidade", Ana Fani Alessandri Carlos discute essas questões e algumas outras que são de imensa relevância à Geografia Urbana. A autora discute que o surgimento das cidades tem relação com os processos migratórios, que ocasionaram o êxodo rural. Porém, a cidade não foi capaz de comportar todos os indivíduos que estavam realizando este deslocamento do rural para o urbano. Discute ainda a velocidade com que a paisagem e as relações se transformam no espaço urbano. Concluindo, trás à tona a influência dos processos históricos na constituição do espaço urbano atual e discute que as relações sociais urbanas precisam sempre estar associadas à luta de classes.
Références
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 3º edição. São Paulo: Contexto, 1997. 98p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.