EM TERRA E ÁGUA, OS LUGARES DESENHADOS POR ESTUDANTES EM ARAGUATINS - TOCANTINS

Autores

Palavras-chave:

Lugar, Ensino, Rio Araguaia, Alunos, Desenhos

Resumo

Neste artigo objetiva-se discutir sobre a ótica do ensino da categoria lugar, buscando fazer uma análise dos desenhos e itinerários construídos por alunos de 8º e 9º do Ensino fundamental da Escola de Tempo Integral Oneide da Cruz Mousinho localizado na cidade de Araguatins, no norte do estado do Tocantins. A análise dos desenhos permitiu identificar os objetos e significados evidenciados pelos alunos por meio de suas explicações sobre seus itinerários, seus lugares e cotidianos vividos em Araguatins.

Biografia do Autor

Gabriel Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Formado em licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de 2018. Possui especialização na área de ensino de Geografia na Amazônia pela UEPA no ano de 2019. Atualmente trabalha como professor de Geografia e História na rede pública do Estado do Tocantins. Possui experiência na área de ciências humanas, com ênfase em geografia.

Eliseu Pereira de Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possuí Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins e Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Agrários e Regionais - NURBA/UFT. Pesquisador Externo do LABOTER/UFG. Desenvolve pesquisa sobre "Território e territorialidades das comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal - Tocantins" e sobre "Bioeconomia dos povos amazônidas". Desenvolve leituras no Grupo de Estudo sobre os "lugares" em Jöel Bonnemaison". Atualmente é Professor Associado do Curso de Geografia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da UFNT. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Geografia UFT - Porto Nacional. Editor Geral da Revista Tocantinense de Geografia.

Kelly Cristine Fernandes de Oliveira Bessa, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Tocantins nos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado), campus de Porto Nacional, e participação no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (Mestrado e Doutorado), campus de Palmas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional e Planejamento Urbano-Regional.

Referências

Azevedo, Mariângela Oliveira de; OLANDA, Elson Rodrigues. O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia. Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 13, n. 3, dez/2018, p. 136 – 156.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço: coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&E Alfa Comunicação, 2019.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 45 – 47.

CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade pertencimento. Anais ... VIII Congresso Luso- Afro- Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, 2004. Helena Callai (uc.pt). Acesso em: 10 abr.2023.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, jan./jun., 2017.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella; DE PAULA, Igor Rafael. O Papel do pensamento espacial na construção do Raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 294-322, jan./jun., 2020.

CARDOSO, Murilo Raphael Dias; Marcuzzo, Francisco Fernando Noronha; FILHO, Ricardo de Faria Pinto. Caracterização física básica da bacia hidrográfica Araguaia visando determinar susceptibilidade a enchentes. https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/17420 Acesso em 30/03/2024.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Direitos de Aprendizagem em Geografia: O lugar em sua potência. Educ. Foco, Juiz de Fora, Edição Especial, p. 203-220 fev 2015.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

STEFANON, Daniel Luiz. Geografias poderosas: reflexões sobre igualdade, diversidade e o papel do conhecimento na escola. In: ROSA, C. do C.; BORBA, O. de F.; OLIVEIRA, S. R. L. (org.). Formação de professores e ensino de geografia: contextos e perspectivas. Goiânia: C&E Alfa Comunicação, 2020. p. 7-208.

SOBRINHO, Hugo de Carvalho. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-17, jan./abr. 2018.

TOCANTINS. Resolução nº 024, 14 de março de 2019. Aprova o documento curricular da educação infantil e do ensino fundamental, para o Território do Tocantins. Palmas-TO, 2019.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Tradução de Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difiel, 1980.

VERDEJO, Miguel Expósito. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

VIERA, Luciana. O lugar no ensino de geografia: no olhar dos/as estudantes. - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia Florianópolis, v. 1, n. 1, out. 2014.https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/araguatins/panorama acesso em 29/03/2024.

Downloads

Publicado

2024-05-28

Como Citar

SILVA, Gabriel Raimundo Nonato Rodrigues da; BRITO, Eliseu Pereira de; BESSA, Kelly Cristine Fernandes de Oliveira. EM TERRA E ÁGUA, OS LUGARES DESENHADOS POR ESTUDANTES EM ARAGUATINS - TOCANTINS. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 43–62, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/18911. Acesso em: 16 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>