RESENHA
A Interação dos Estudantes com o Contexto Cultural do Entorno Escolar: Reflexões sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19509Schlagworte:
Patrimônio Cultural, Tecnologias Educativas, Ensino ContextualizadoAbstract
A resenha analisa o livro A Interação dos Estudantes com o Contexto Cultural do Entorno da Escola: O Projeto de Intervenção Pedagógica Aplicado no Estágio Supervisionado em Geografia, de Rodrigo Marciel Soares Dutra, que apresenta uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de Geografia. A obra relata a experiência do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) realizado no Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida, em Goiânia, e destaca a importância de conectar os estudantes ao contexto cultural local. O autor explora conceitos como lugar e cultura, bem como, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas educativas. A partir de um estudo detalhado do patrimônio cultural do Setor Central de Goiânia, especialmente o estilo arquitetônico Art Déco, Dutra propõe estratégias para ampliar o engajamento dos estudantes em atividades culturais e artísticas. A resenha ressalta as contribuições da obra para a formação docente e a construção de uma Geografia Escolar contextualizada e transformadora, ao mesmo tempo em que aponta suas limitações e sugere reflexões sobre a replicabilidade do modelo em diferentes contextos.
Literaturhinweise
DUTRA, Rodrigo Marciel Soares. A interação dos estudantes com o contexto cultural do entorno da escola: o Projeto de Intervenção Pedagógica aplicado no Estágio Supervisionado em Geografia. São Paulo: Dialética, 2023. 104p. ISBN 978-65-252-8372-2. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-252-8372-2
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.