RESENHA

A Interação dos Estudantes com o Contexto Cultural do Entorno Escolar: Reflexões sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica em Geografia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19509

Mots-clés :

Patrimônio Cultural, Tecnologias Educativas, Ensino Contextualizado

Résumé

A resenha analisa o livro A Interação dos Estudantes com o Contexto Cultural do Entorno da Escola: O Projeto de Intervenção Pedagógica Aplicado no Estágio Supervisionado em Geografia, de Rodrigo Marciel Soares Dutra, que apresenta uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de Geografia. A obra relata a experiência do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) realizado no Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida, em Goiânia, e destaca a importância de conectar os estudantes ao contexto cultural local. O autor explora conceitos como lugar e cultura, bem como, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas educativas. A partir de um estudo detalhado do patrimônio cultural do Setor Central de Goiânia, especialmente o estilo arquitetônico Art Déco, Dutra propõe estratégias para ampliar o engajamento dos estudantes em atividades culturais e artísticas. A resenha ressalta as contribuições da obra para a formação docente e a construção de uma Geografia Escolar contextualizada e transformadora, ao mesmo tempo em que aponta suas limitações e sugere reflexões sobre a replicabilidade do modelo em diferentes contextos.

Biographie de l'auteur-e

Kamila Almeida Soares da Mata, Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia

Graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2014). Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura - FABEC (2018). Especialista em Interdisciplinaridade e Diversidade na Educação pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2022). experiência na área de Letras, com ênfase em Letras / Português. Servidora pública municipal da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Atuante e entusiasta da educação infantil. Professora por formação e dedicação. Literatura por amor. 

Références

DUTRA, Rodrigo Marciel Soares. A interação dos estudantes com o contexto cultural do entorno da escola: o Projeto de Intervenção Pedagógica aplicado no Estágio Supervisionado em Geografia. São Paulo: Dialética, 2023. 104p. ISBN 978-65-252-8372-2. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-252-8372-2

Téléchargements

Publié-e

2024-12-23

Comment citer

MATA, Kamila Almeida Soares da. RESENHA: A Interação dos Estudantes com o Contexto Cultural do Entorno Escolar: Reflexões sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica em Geografia. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 458–462, 2024. DOI: 10.70860/rtg.v13i31.19509. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19509. Acesso em: 19 janv. 2025.