RESENHA
A Interação dos Estudantes com o Contexto Cultural do Entorno Escolar: Reflexões sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica em Geografia
DOI :
https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19509Mots-clés :
Patrimônio Cultural, Tecnologias Educativas, Ensino ContextualizadoRésumé
A resenha analisa o livro A Interação dos Estudantes com o Contexto Cultural do Entorno da Escola: O Projeto de Intervenção Pedagógica Aplicado no Estágio Supervisionado em Geografia, de Rodrigo Marciel Soares Dutra, que apresenta uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de Geografia. A obra relata a experiência do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) realizado no Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida, em Goiânia, e destaca a importância de conectar os estudantes ao contexto cultural local. O autor explora conceitos como lugar e cultura, bem como, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas educativas. A partir de um estudo detalhado do patrimônio cultural do Setor Central de Goiânia, especialmente o estilo arquitetônico Art Déco, Dutra propõe estratégias para ampliar o engajamento dos estudantes em atividades culturais e artísticas. A resenha ressalta as contribuições da obra para a formação docente e a construção de uma Geografia Escolar contextualizada e transformadora, ao mesmo tempo em que aponta suas limitações e sugere reflexões sobre a replicabilidade do modelo em diferentes contextos.
Références
DUTRA, Rodrigo Marciel Soares. A interação dos estudantes com o contexto cultural do entorno da escola: o Projeto de Intervenção Pedagógica aplicado no Estágio Supervisionado em Geografia. São Paulo: Dialética, 2023. 104p. ISBN 978-65-252-8372-2. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-252-8372-2
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