O LAGO AZUL COMO POTENCIALIDADE TURÍSTICA/LAZER

Autor/innen

  • Charlles Dias Charlles Dias de Sousa Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Lêdiana Costa Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Wanderson Charlles Dias de Sousa Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Eliseu Universidade Federal do Norte do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v2n3p83-102

Schlagworte:

Lago Azul., Potencialidades turísticas/lazer, Revitalização e infraestruturas

Abstract

Este artigo teve como objetivo identificar as potencialidades turísticas/lazer no Lago Azul na cidade de Araguaína. A pesquisa, elaborada de forma descritiva, foi realizada pelo método quantitativo na investigação de dados, obtidos por questionários pré-determinados executados em entrevistas junto à população ribeirinha do lago e hóspedes de determinados hotéis. O resultado evidenciou que o lago pode ser considerado como um atrativo para a cidade e região, além de proporcionar lazer para seus moradores, embora, muito ainda tem que ser feito, que na opinião dos entrevistados, deve haver uma ação conjunta com o poder público e privado para a revitalização do lago e implantação de infraestruturas adequadas.

Autor/innen-Biografien

Charlles Dias Charlles Dias de Sousa Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente trabalho como assistente administrativo. E estou formado em tecnólogo em Turismo pela Universidade Federal do Tocantins

Lêdiana Costa Souza, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia, Graduada em Turismo pela UFT

Wanderson Charlles Dias de Sousa Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Turismo pela UFT

Eliseu, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possuí Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins, Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Ágrarios e Regionais - NURBA/UFT. Desenvolve pesquisa sobre a formação territorial do Norte Goiano / Estado do Tocantins. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína

Literaturhinweise

ACHE TUDO & REGIAO. Um mundo de informações em suas mãos. Turismo em Araguaina. Disponível em http://www.achetudoeregiao.com.br/to/araguaina/turismo_araguaina.html>. Acessado em 13/03/13.

BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do espaço turístico.SP: EDUSC, 2002. (Coleção Turis).

Thayssllorranny Batista Reinaldo, Eliseu Pereira de Brito, FRONTEIRA DE OCUPAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL , Revista Tocantinense de Geografia: v. 1 n. 01 (2012): Revista Tocantinense de Geografia

FERREIRA, Adjalme Dias. Efeitos positivos gerados pelos parques urbanos: o caso do Passeio Público da Cidade do Rio de Janeiro. Niterói: UFF, 2005. Dissertação em Ciência Ambiental)

FERREIRA, Elaine Cristina dos Santos. O crescimento do Turismo no Brasil. Revista Turismo. Brasília: Faculdade da Terrade Brasília, 2013. Disponível em.<http://www.revistaturismo.com.br/artigos/crescimentobrasil.html>. Acessado em 17/03/2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo 2012. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=170210#>. Acessado em 11/03/13.

Veröffentlicht

2014-02-27

Zitationsvorschlag

CHARLLES DIAS DE SOUSA ANDRADE, Charlles Dias; SOUZA, Lêdiana Costa; ANDRADE, Wanderson Charlles Dias de Sousa; ELISEU. O LAGO AZUL COMO POTENCIALIDADE TURÍSTICA/LAZER. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 83–102, 2014. DOI: 10.20873/rtg.v2n3p83-102. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/649. Acesso em: 16 nov. 2024.