O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p73-82Abstract
O estudo aborda discussões que envolvem o uso do livro didático de Geografia no 6º ano do ensino fundamental, fazendo uma abordagem compreensiva dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento da prática docente e discente através do livro didático em duas escolas públicas de Januária-MG, sendo uma rural e outra urbana. Entender como o livro de didático de Geografia pode influenciar no processo de ensino aprendizagem é no que reside este estudo. Para isso, nos debruçamos em teóricos como Carlos (2004), Corrêa (1995), Currículo Básico Comum - CBC de Geografia (2013), entre outros por serem autores cujos trabalhos apresentam conceitos que vão de encontro com a proposta apresentada neste artigo. Além destes buscou-se acervos bibliográficos virtuais e físicos, foi elaborado trabalho de campo com entrevistas a fim de conhecer melhor a prática do uso do livro didático de Geografia no 6º ano do ensino fundamental, a obtenção e análises dos dados nos serviram de eixo norteador para se conseguir o objetivo da pesquisa.
Literaturhinweise
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A geografia em sala de aula. 6. ed. São Paulo: contexto, 2004.
CORRÊA, R.L. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P.C.C.; CORRÊA, R.L. (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Geografia, 2008. Disponível na internet via:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_geo.pdf. Acesso em 14/05/2018.
FURQUIM, Laercio Júnior. Geografia cidadã, 6°ano. São Paulo: AJS, 2015
http://crv.educacao.mg.gov.br - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Conteúdo Básico Comum - CBC. Geografia. Belo Horizonte: SEE-MG, 2013.
MORAIS, Antônio Carlos Robert: COSTA, Wanderley Messias. Geografia Crítica: A valorização do espaço. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Para onde vai o ensino da geografia? 10. ed. São Paulo: contexto, 2012.
PRADO, Clodoaldo José Bueno do. O livro didático de geografia do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã. 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
SANTOS, M. O espaço geográfico como categoria filosófica. Revista Terra Livre. São Paulo: AGB, n.5, p. 9 – 20, 1988.
VLACH, Vânia. Geografia em construção. Belo Horizonte, MG: Lê, 1991. p. 53.
VESENTINI, J.W. (Org.) Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.