O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n14p73-82Resumen
O estudo aborda discussões que envolvem o uso do livro didático de Geografia no 6º ano do ensino fundamental, fazendo uma abordagem compreensiva dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento da prática docente e discente através do livro didático em duas escolas públicas de Januária-MG, sendo uma rural e outra urbana. Entender como o livro de didático de Geografia pode influenciar no processo de ensino aprendizagem é no que reside este estudo. Para isso, nos debruçamos em teóricos como Carlos (2004), Corrêa (1995), Currículo Básico Comum - CBC de Geografia (2013), entre outros por serem autores cujos trabalhos apresentam conceitos que vão de encontro com a proposta apresentada neste artigo. Além destes buscou-se acervos bibliográficos virtuais e físicos, foi elaborado trabalho de campo com entrevistas a fim de conhecer melhor a prática do uso do livro didático de Geografia no 6º ano do ensino fundamental, a obtenção e análises dos dados nos serviram de eixo norteador para se conseguir o objetivo da pesquisa.
Citas
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A geografia em sala de aula. 6. ed. São Paulo: contexto, 2004.
CORRÊA, R.L. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P.C.C.; CORRÊA, R.L. (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Geografia, 2008. Disponível na internet via:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_geo.pdf. Acesso em 14/05/2018.
FURQUIM, Laercio Júnior. Geografia cidadã, 6°ano. São Paulo: AJS, 2015
http://crv.educacao.mg.gov.br - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Conteúdo Básico Comum - CBC. Geografia. Belo Horizonte: SEE-MG, 2013.
MORAIS, Antônio Carlos Robert: COSTA, Wanderley Messias. Geografia Crítica: A valorização do espaço. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Para onde vai o ensino da geografia? 10. ed. São Paulo: contexto, 2012.
PRADO, Clodoaldo José Bueno do. O livro didático de geografia do 6º ao 9º ano do ensino fundamental: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã. 2014. 257 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
SANTOS, M. O espaço geográfico como categoria filosófica. Revista Terra Livre. São Paulo: AGB, n.5, p. 9 – 20, 1988.
VLACH, Vânia. Geografia em construção. Belo Horizonte, MG: Lê, 1991. p. 53.
VESENTINI, J.W. (Org.) Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.