O PAPEL DAS MATRIZES PARADIGMÁTICAS, IDEOLOGIAS CIENTÍFICAS E CORRENTES GEOGRÁFICAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p30-40Schlagworte:
Matrizes Paradigmáticas; Correntes Geográficas; Ideologias Científicas; Geografia Escolar.Abstract
Este trabalho possui como principal proposta de debate trazer os elementos constituintes das matrizes paradigmáticas e correntes do pensamento geográfico e seu papel para Geografia Escolar. Em acréscimo a este ponto de partida soma-se a questão envolvendo a diferenciação entre matriz paradigmática e ideologia científica, necessária para um aprofundamento das principais rotas teóricas e bases metodológicas do pensamento geográfico. Como ponto de chegada temos a Geografia Escolar, e de como podemos trazer estes elementos históricos, epistemológicos, ideológicos e metodológicos do pensamento geográfico para a realidade da prática didático-pedagógica no cotidiano escolar.
Literaturhinweise
CALLAI, Helena Copetti. Geografia: um certo espaço, uma certa aprendizagem. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 1995.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
PONTUSCKHA, Nidia Nacib; PAGANELLI, Tomokolyda; CACETE, NúriaHanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.