IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA REGIÃO SULMARANHENSE: considerações sobre a implantação da usina hidrelétrica de Estreito/MA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p93-101Abstract
Este artigo retrata o desenvolvimentismo econômico de grandes projetos na região Sulmaranhense, em especial as hidrelétricas. Além disso, fala dos impactos socioambientais decorrentes de tais iniciativas. Dessa forma, o objetivo central deste estudo é analisar o processo de implantação da usina hidrelétrica de Estreito - MA e as consequências não só ambientais, como também sociais, culturais e territoriais que acabam por afetar diretamente as populações adjacentes. Como estratégias metodológicas, adotou-se a pesquisa bibliográfica, amparada principalmente nas contribuições de Almeida (2012), Borges & Silva (2011), Coelho & Quadros (2013) e Sousa & Franklin (2013), bem como a observação simples e a análise de dados levantados.
Palavras-chave: Região Sulmaranhense. Impactos socioambientais. Hidrelétrica. Estreito - MA.
Literaturhinweise
ALMEIDA, Fernando Ferreira de. Efeitos socioespaciais de grandes projetos na Amazônia Oriental: uma reflexão a partir das representações sociais das populações atingidas pela UHE – Estreito (monografia de Conclusão do curso) Imperatriz, MA: CESI/UEMA, 2012. p.47.
AMORIM, Fred Lima; JESUS, Antonivaldo de. Impactos socioambientais da construção da UHE - Estreito na comunidade de Palmatuba em Babaçulândia-TO. Revista Geoambiente, 2006.
CHAVES, P. R. As relações Sócioterritoriais na construção da usina hidrelétrica de Estreito-MA e a (re) produção do espaço urbano das cidades de Carolina-MA e Filadelfia-TO. Dissertação de Mestrado. Palmas, 2008.
COELHO, Massoli; QUADROS, Borges. Impactos sociais a partir de empreendimentos hidrelétricos: um estudo em estreito no Maranhão, Brasil. En contribuciones a las ciencias sociales. Diciembre 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Informações estatísticas sobre o município de Açailândia/MA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
SANTOS, Milton. Espaço e método. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
SOUSA, Jailson de Macedo. O regional e o urbano no sul do Maranhão: Delimitações conceituais e realidades empíricas. Imperatriz, MA: Ética, 2013.
SOUSA, Jailson de Macedo; FRANKLIN, Adalberto. Formação socioespacial Sulmaranhense: da emergência de Pastos Bons à constituição de uma região policêntrica. In: SOUSA, Jailson de Macedo. (Org). O regional e o urbano no Sul do Maranhão: delimitações conceituais e realidades empíricas. Imperatriz-MA: Ética, 2013. 481 p.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.