IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA REGIÃO SULMARANHENSE: considerações sobre a implantação da usina hidrelétrica de Estreito/MA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p93-101Resumen
Este artigo retrata o desenvolvimentismo econômico de grandes projetos na região Sulmaranhense, em especial as hidrelétricas. Além disso, fala dos impactos socioambientais decorrentes de tais iniciativas. Dessa forma, o objetivo central deste estudo é analisar o processo de implantação da usina hidrelétrica de Estreito - MA e as consequências não só ambientais, como também sociais, culturais e territoriais que acabam por afetar diretamente as populações adjacentes. Como estratégias metodológicas, adotou-se a pesquisa bibliográfica, amparada principalmente nas contribuições de Almeida (2012), Borges & Silva (2011), Coelho & Quadros (2013) e Sousa & Franklin (2013), bem como a observação simples e a análise de dados levantados.
Palavras-chave: Região Sulmaranhense. Impactos socioambientais. Hidrelétrica. Estreito - MA.
Citas
ALMEIDA, Fernando Ferreira de. Efeitos socioespaciais de grandes projetos na Amazônia Oriental: uma reflexão a partir das representações sociais das populações atingidas pela UHE – Estreito (monografia de Conclusão do curso) Imperatriz, MA: CESI/UEMA, 2012. p.47.
AMORIM, Fred Lima; JESUS, Antonivaldo de. Impactos socioambientais da construção da UHE - Estreito na comunidade de Palmatuba em Babaçulândia-TO. Revista Geoambiente, 2006.
CHAVES, P. R. As relações Sócioterritoriais na construção da usina hidrelétrica de Estreito-MA e a (re) produção do espaço urbano das cidades de Carolina-MA e Filadelfia-TO. Dissertação de Mestrado. Palmas, 2008.
COELHO, Massoli; QUADROS, Borges. Impactos sociais a partir de empreendimentos hidrelétricos: um estudo em estreito no Maranhão, Brasil. En contribuciones a las ciencias sociales. Diciembre 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Informações estatísticas sobre o município de Açailândia/MA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
SANTOS, Milton. Espaço e método. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
SOUSA, Jailson de Macedo. O regional e o urbano no sul do Maranhão: Delimitações conceituais e realidades empíricas. Imperatriz, MA: Ética, 2013.
SOUSA, Jailson de Macedo; FRANKLIN, Adalberto. Formação socioespacial Sulmaranhense: da emergência de Pastos Bons à constituição de uma região policêntrica. In: SOUSA, Jailson de Macedo. (Org). O regional e o urbano no Sul do Maranhão: delimitações conceituais e realidades empíricas. Imperatriz-MA: Ética, 2013. 481 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.