EFEITOS DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO SOLO ÀS MARGENS DO CÓRREGO NEBLINA EM ARAGUAÍNA-TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v3n4p11-21Schlagworte:
solo, urbanização, planejamentoAbstract
Com o crescimento populacional e o acelerado processo de urbanização desordenado as ocupações do solo em áreas indevidas tem sido uma prática comum nas cidades brasileiras, gerando problemas tanto em nível ambiental quanto social. Este artigo tem como objetivo discutir e analisar os efeitos da ocupação desordenada do solo às margens do Córrego Neblina em Araguaína-TO. Verificou-se que a falta planejamento urbano e infraestrutura para atender a demanda populacional do município contribuem para agravar problemas encontrados como as inundações e degradação do solo. Destaca-se a importância e a necessidade da conscientização ambiental por parte da população como também a contribuição do poder público na efetivação do que está previsto na lei que norteia o uso e ocupação do solo.
Literaturhinweise
CARNEIRO, P. R. F.; NEVES, M. G. Controle de Inundações em Bacias Hidrográficas Metropolitanas. São Paulo: Annablume, 2011.
FILHO, A.G. S. de et al.. Diretrizes para projeto de controle de erosão em áreas urbanas. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS, 12, 1997, Vitória. Anais. São Paulo. V.3, p. 167-171. 1997.
FONTOURA, Leandro Nazareth Jerônimo.Planejamento urbano-ambiental: o uso e ocupação do solo no DistritoFederal.Revista Especialize On-line IPOG -Goiânia -5ª Edição nº 005 Vol.01/2013 –julho/2013.
GUERRA, A. J. T.; JORGE, M. D. C. O. Geomorfologia do Cotidiano -A degradação dos solos. Revista Geonorte, Manaus, v. 4, n. Especial, p. 116-135, junho 2012
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.