ABORDAGENS SOBRE AS PRÁTICAS DAS QUEIMADAS NO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA-TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v4n5p64-76Schlagworte:
Queimadas, Desenvolvimento, Meio AmbienteAbstract
O fogo foi uma das grandes descobertas da humanidade e tem diversas finalidades. Dependendo da sua empregabilidade, pode trazer danos tanto em meio rural como urbano e principalmente a saúde humana. Esta pesquisa objetiva demonstrar os aspectos negativos assim como também positivos do uso do fogo no desenvolvimento das atividades agropecuárias no município de Esperantina-TO. A metodologia utilizada englobou levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, estudos e análises de dados em documentos e registros fotografias, imagens, mapas e tabelas. O resultado desta pesquisa indica que houve redução no número das queimadas segundo dados informados pelo governo Federal e Estadual, a partir da aplicabilidade de leis ambientais que estabelecem normas e regras de preservação de todos os biomas, principalmente o Cerrado e a Floresta Amazônica, os dois em destaque em números diversos de espécies, animais e vegetais. Como conclusão, o estudo propõe que os governantes utilizem-se das Leis Ambientais adequadamente, fazendo valer os preestabelecidos pelas mesmas e viabilizem e estabeleçam formas de fiscalização, e proponham meios e maneiras que possibilitem a conscientização das populações frente ao fator queimadas no Brasil, nos Estados e Municípios, para que haja um meio ambiente propicio à sustentabilidade da vida.
Literaturhinweise
BRASIL. Meio Ambiente e Saúde. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 9, 3. Ed.Brasília: A Secretaria, 2001. CAZELLI, Danilo Pacheco. Geografia: Queimadas. Fonte: HTTP://www.alunosoline.com.br – publicado em 14/06/2012 às 12:31 por Fernanda Andrade. Acessado em 11 jul. 2013.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.