O Lúdico Como Recurso Metodológico No Ensino De Geografia:
Relato De Experiência Do PIBID Na Escola Estadual Professora Alcides R. Aires Em Porto Nacional/TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n18p160-172Schlagworte:
Ensino de Geografia. PIBID. Oficinas lúdicas. Troca de experiências.Abstract
Este relato de experiência, desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (doravante PIBID), na Escola Estadual Professora Alcides Rodrigues Aires, em Porto Nacional - Tocantins, objetiva apresentar a realização de oficinas nas turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, que tiveram como intuito proporcionar aos alunos atividades diferenciadas e recreativas. Nesse contexto, o presente trabalho traz uma abordagem sobre a importância do uso de recursos metodológicos no ensino de Geografia, levando em consideração que a abordagem geográfica, principalmente na educação básica tem uma grande deficiência, representada pela falta de recursos metodológicos para auxiliar o professor. Sendo assim, percebeu-se a necessidade de se utilizar diferentes metodologias, uma vez que estas funcionam como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos ensinados mais significativos na reflexão dos alunos. Nesse contexto, elaborou-se as sequências didáticas na perspectiva de atender as demandas dos alunos e a partir das necessidades desses, desenvolver oficinas que tiveram o intuito de construir, juntamente com os mesmos, um olhar mais geográfico do mundo e de suas implicações. Partindo desse pressuposto, o projeto permitiu uma troca de experiências e conhecimentos entre os acadêmicos do ensino superior da Universidade Federal do Tocantins - UFT e os alunos da educação básica, permitindo que os educandos possam aprender brincando.
Literaturhinweise
APAZ, M. F; [et al]. A relação entre o aprender e o brincar: uma perspectiva psicopedagógica. 2012. Disponível em: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Rela%C3%A7%C3%A3o-Entre-o-Aprender-e/43724152.html. Acesso em: 21 out. 2019.
BARATA, D. Caminhando com Arte na Pré-Escola. São Paulo: Summer 1995.
BREDA, T. V. Jogos geográficos na sala de aula. Breda-1. ed. 2018 Curitiba: Appris, 2018. 153 p, 23 cm. Educação, tecnologia e transdisciplinaridade.
CAVALCANTI, L. S. O ensino crítico de geografia em escolas públicas do ensino fundamental. Dissertação de mestrado. Goiânia: Faculdade de Educação/UFG 1991.
COSTA, H. G; [et al]. A cidadania em práticas educativas: relatos de experiência do PIBID de Geografia. Revista de produção acadêmica– Núcleo de estudos urbanos regionais e agrários/NURBA – Vol. 2 n. 2 (2016, p. 90-97)
FERRARI, K. P. G; [et al]. A contribuição da ludicidade na aprendizagem e no desenvolvimento da criança na educação infantil. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v.5, n.1, p.17-22, jan. /Jun.2014. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4560. Acesso em: 20 out. 2019
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora: Paz e Terra. 1981, p.79
FUNDAÇÃO CAPES. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 10 jun. 2019
GOULART, M. I. M. Psicologia da aprendizagem I. Belo Horizonte: Editora: UFMG. 2010.
JAPIASSÚ, H. Para ler: Bachelard. Rio de Janeiro: F. Alvez, 1976.
LANDIM, N. F. O. O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. Revista eletrônica Geosaberes. v. 1, n. 2, dez/2010. p. 160-179.
MEDEIROS, J. B. A Geografia e seus desafios na educação. Brasil Escola, v. 1, 08 dez. 2014. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-geografia-seus-desafios-na-educacao-2.htm. Acesso em: 20 out. 2019.
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.