TURISMO, EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONTEXTO RURAL

Autor/innen

  • Jean Carlos Vieira Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Caldas Novas.
  • Vandervilson Alves Carneiro Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)
  • Edevaldo Aparecido Souza Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)
  • Auristela Afonso da Costa Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)
  • Vinícius Polzin Druciaki Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p146-161

Schlagworte:

Turismo Rural; Pantanal; Patrimônio; Educação.

Abstract

O presente artigo teve como eixo central apresentar observações e reflexões acerca do trabalho de campo desenvolvido na zona rural do Pantanal do Rio Negro, município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, com análises de usos e apropriações dos espaços e atrativos turísticos conhecidos durante a atividade empírica. Empregou-se o método analítico, por meio da leitura das paisagens regionais, do vivido e dos aspectos percebidos durante a pesquisa. Os resultados indicaram as observações empíricas e sua importância para o turismo rural, com destaque para os elementos visíveis e as limitações de cada atrativo turístico rural da paisagem. Nesse contexto, foram fundamentais os diálogos com Bagega e Werlang (2017), Branco (1997), Guerra (2006), Klein e Souza (2015), Moraes (1990), Neves (2015), Santos (1982), Silveira (1999), entre outros. Nas considerações finais, além de reforçar os conteúdos trabalhados na investigação, enfatizou-se a necessidade de valorização e preservação da cultura do “Homem Pantaneiro”, na perspectiva de desenvolvimento turístico rural.

Autor/innen-Biografien

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Caldas Novas.

Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Caldas Novas. Graduação, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - MG. Pós-doutorado em Turismo pela Universidade do Algarve - Portugal.

Vandervilson Alves Carneiro, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Mestrado em Geografia (PPGEO/UEG/Campus Cora Coralina).

Edevaldo Aparecido Souza, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

Pós-doutorado em Geografia pela UFMS e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (IGUFU). Professor do Mestrado em Geografia (PPGEO/UEG/Campus Cora Coralina).

Auristela Afonso da Costa, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás (GO).

Vinícius Polzin Druciaki, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEG)

Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás-UEG, campus Cora Coralina, Cidade de Goiás. Doutor em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho -UNESP, campus Rio Claro-SP. Mestre em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá-UEM, e Graduado e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO.

Literaturhinweise

BAGEGA, C. S.; WERLANG, N. B. Turismo rural: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 5, n. 2, p. 278-300, jul./dez. 2017.

BRANCO, S. M. Pantanal mato-grossense. São Paulo: Moderna, 1997.

GALLOIS, L. Régions naturelles et noms de pays: étude sur la région parisienne. Paris: Armand Colin, 1908.

GUERRA, A. J. T. Dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: FIBGE, 1980.

GUERRA, A. J. T. Geomorfologia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

HIDASI FILHO, J. Fundamentos de taxidermia. Cuiabá: CODEMAT; SPRNA; UFMT, 1973.

KLEIN, A. L.; SOUZA, M. de. Turismo rural pedagógico como prática educativa que favorece a aprendizagem: a impressão de um grupo de professoras. Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 467-488, set./dez. 2015.

LENCIONNI, S. Região e geografia: a noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

MORAES, A. C. R. Geografia – pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1990.

NEVES, K. F. T. V. Os trabalhos de campo no ensino de geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus: Editus, 2015.

PIEDADE, B. da. A pedagogia social e o turismo social: interfaces. Revista Eletrônica de Investigação e Desenvolvimento, Maputo/Moçambique, v. 1, n. 8, p. 18-35, 2017.

PIMENTA, H. F. Diferenças de gênero na prática das atividades de lazer no turismo em espaço rural (ter)na sub-região do Minho Lima, Portugal. Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró, v. 3, n. 1, p. 124-153, jan./jun. 2014.

POUSADA REFÚGIO ECOLÓGICO ARARAÚNA. 2018. Disponível em: <https://refugioecologicoararauna.com.br>. Acesso em: 4 jul. 2018.

RIBEIRO-MARTINS, C. S.; SILVEIRA-MARTINS, E. Turismo gastronômico: uma pesquisa bibliomética em bases de dados nacionais e internacionais. Revista Turismo – Visão e Ação, v. 20, n. 1, p. 184-208, jan./abr. 2018.

ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001.

SANTOS, J. C. V. Sujeitos, música e carnaval sertanejo no interior de Goiás (Brasil): manifestações artística, lúdica e reveladora de particularidades. Revista Desenvolvimento e Sociedade, Évora/Portugal, v. 5, n. 2, p. 35-46, dez. 2018.

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1982.

SERPA, A. Milton Santos e a paisagem: parâmetros para a construção de uma crítica da paisagem contemporânea. Paisagem-Ambiente: Ensaios, São Paulo, n. 27, p. 131-138, 2010.

SILVA, B. I. R.; SANTOS, J. C. V. S.; MARQUES, G. G.; CUNHA LEAL, E. S. F.; SOARES, C. B. A. Aguardentes e Licores da Região Algarve (Portugal): histórias de um destino turístico. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais – UEG/Campus Iporá, Goiás. v.8, n.1, p. 126-140, Jan./Jun., 2019.

SILVA, J. S. V.; ABDON, M. M. Delimitação do Pantanal brasileiro e suas sub-regiões. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 33, núm. esp., p. 1703-1711, out. 1998.

SILVEIRA, L. O último Pantanal. Os Caminhos da Terra, São Paulo, n. 5, ed. 85, p. 44-45, maio 1999.

SOUZA, C. A.; CUNHA, S. B. Dinâmica das águas no Pantanal mato-grossense. Ação Ambiental, Viçosa, ano 6, n. 26, jan/fev. 2004.

SOUZA, C. A.; SOUZA, J. B. Pantanal mato-grossense: origem, evolução e as características atuais. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Três Lagoas, n. 11, ano 7, p. 34-54, maio 2010.

TEIXEIRA, A. R.; SOUZA, M. de S. A valorização da ruralidade a partir do turismo: Roteiro Turístico Caminhos Rurais, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 231-251, abr. 2012.

Veröffentlicht

2019-12-11

Zitationsvorschlag

SANTOS, Jean Carlos Vieira; ALVES CARNEIRO, Vandervilson; SOUZA, Edevaldo Aparecido; AFONSO DA COSTA, Auristela; POLZIN DRUCIAKI, Vinícius. TURISMO, EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONTEXTO RURAL. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 146–161, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n16p146-161. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/8003. Acesso em: 21 nov. 2024.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in