MAPEAMENTOS E VIVÊNCIAS GEOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA DA AMAZÔNIA MARAJOARA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n17p32-42Schlagworte:
Cartografia Escolar; Lugar; Identidade Territorial, Educação Quilombola, Mapas Mentais.Abstract
o objetivo deste estudo é compreender o mapa como uma linguagem de representação do lugar e, ao mesmo tempo, como instrumento de afirmação da identidade territorial quilombola.Esta pesquisa tem como espaço de análise uma escola municipal, localizada na comunidade Vila União- Campina, em Salvaterra no estado do Pará, cujos sujeitos investigados são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa participante, de viés qualitativo, que utiliza a construção e a análise de mapas mentais elaborados pelos alunos, seguindo uma abordagem fenomenológica.Assim, a proposta metodológica utilizada em campo demonstrou que o uso da linguagem cartográfica cunho social e subjetivo no ensino de Geografia realizado na Educação Escolar Quilombola, contribui de maneira efetiva com a relação entre sujeito e seu espaço de vivência à medida que resgata suas experiências e trabalha sua espacialidade.
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