O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UMA POLÍTICA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p73-100Schlagworte:
Educação, PIBID, Geografia, Estado, ProfessorAbstract
O fortalecimento da educação em geografia via PIBID tem levantado reflexões a respeito da necessidade de políticas de formação de professores. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência - PIBID como um Programa que inserido na política de formação de professores tem contribuído para uma formação inicial para além dos muros da Universidade, no momento em que as políticas educacionais caminham na contramão da melhoria da educação pública, particularmente na licenciatura em Geografia. Os resultados apontam para a negação do sistema do capital que em seu processo de expansão cria mecanismos para o sucateamento da educação e a formação precarizada dos docentes.
Literaturhinweise
BRASIL. Projeto de lei nº 1.711. De 26 de março de 2019. Acrescenta o § 4º ao art. 53 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=E1EE6C28CD563A64F90ECFD7C629AA38.proposicoesWebExterno2?codteor=1734191&filename=Avulso+-PL+1711/2019 >. Acesso em 12 de set, 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação.2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 28.10.2019.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2009/decreto-6755-29-janeiro-2009-585786-nrma-pe.html. Acesso em: 20 de set,2019.
BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_Normativa_38_PIBID.pdf. Acesso em 12 de Mar.2019.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso pela Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em 20 de set, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Resolução nº 05 de 12.04.1978 e parecer nº 7778 do Conselho Estadual de Educação.
BRASIL. Lei nº 12.796/2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 10 de Fev. 2019.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência-PIBID. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em 25 de set. 2019.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino. Terra Livre. São Paulo, nº 16, p.133-152, 2001.
DI GIOVANNI, Geraldo. Entrevista com Geraldo Di Giovanni, professor doutor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp. Jornal n° 27.2010. Psicologia e políticas públicas. Disponível em:<http://www.crprj.org.br/publicacoes/jornal/jornal27-geraldodigiovanni.p>. Acesso em A: 03 de maio de 2019.
DULLEY, Richard Domingues. Governo e Estado: um esclarecimento. IEA - lnstituto de Economia Agrícola. São Paulo.2004. Disponével em:< http://www.iea http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=1234>. Acesso em: 07 de junho de 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi; GIROTTO, Eduardo, Donizete; MORMUL, Najla. Mehanna. O Pibid como política pública de permanência no ensino superior e de formação de professores: um estudo de caso. Revista Educere Et Educare. Vol. 7 nº 13, set/2012.
GATTI, Bernadete, Angelina et al. PROFESSORES DO BRASIL: Novos Cenários de Formação. Edição Unesco. Brasilia.2019
MARTINS, Ângela Maria. O campo das políticas públicas de educação: uma revisão da literatura. Est. Aval. Educ. São Paulo, v. 24, n. 56, p. 276-299, set./dez. 2013
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Biotempo, p. 25.2008.
MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso: para crítica da geografia que se ensina. Contexto, São Paulo-SP.2014.
NETTO, Jose Paulo. Introdução ao método na teoria Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/Abepss, 2011.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46. Disponível em: . Acesso em: 03 de março. 2019.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Curso de Licenciatura Plena em geografia, Universidade de Pernambuco Campus-Petrolina-PE. Petrolina .2012.
PROJETO INSTITUCIONAL. Programa Institucional de Bolsa e Iniciação á Docência. Universidade de Pernambuco. Campus Petrolina-PE Garanhões-PE.2018.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. Magistério Formação e Trabalho Pedagógico: a prática de ensino e o estágio supervisionado. 15. ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2008.
Relatório de Avaliação qualitativa dos projetos PIBID implementados nas Instituições Brasileiras de Ensino Superior. CAPES/UNESCO,2009- 2013.
SENE, Michael Wellington. A formação inicial de professores de geografia e o Pibid: estudo de caso do programa nas universidades públicas do Paraná. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Centro-Oeste- campus universitário do CEDETEG. Guarapuava/PR, 2016.
SILVA, Fernanda, Souza. O ensino de geografia nos trabalhos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (pibid). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS,2017.
SOUSA NETO, Manoel Fernandes. Aula de geografia. Bagagem. Campina Grande.2008.
SOUSA, Raimunda Áurea Dias. Ensino e pesquisa em geografia. Revista de Ensino de Geografia: Uberlândia, v.7, n.12.p.71-81, jun.2016.
WOITOWICZ, Eliete. Formação inicial de professores de geografia no pibid/unioeste – campus de marechal cândido-pr (2011-2015). Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE: Francisco Beltrão-PR, 2016.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.