O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UMA POLÍTICA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autor/innen

  • Raimunda Áurea Dias de Sousa UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA
  • Francielma de Souza Gomes Universidade de Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p73-100

Schlagworte:

Educação, PIBID, Geografia, Estado, Professor

Abstract

O fortalecimento da educação em geografia via PIBID tem levantado reflexões a respeito da necessidade de políticas de formação de professores. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência - PIBID como um Programa que inserido na política de formação de professores tem contribuído para uma formação inicial para além dos muros da Universidade, no momento em que as políticas educacionais caminham na contramão da melhoria da educação pública, particularmente na licenciatura em Geografia. Os resultados apontam para a negação do sistema do capital que em seu processo de expansão cria mecanismos para o sucateamento da educação e a formação precarizada dos docentes.        

Autor/innen-Biografien

Raimunda Áurea Dias de Sousa, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA

É Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Associada II-F da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e o Grupo de Estudo: A política e a questão agrária. Foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Realizou pesquisa pelo Programa de Mobilidade Docente UPE na USC - Universidade de Santiago da Compostela - Espanha. É editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegócio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia, Educação no/do campo e interdisciplinaridade.

Francielma de Souza Gomes, Universidade de Petrolina

Graduada em Geografia e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI. Faz parte do grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE/Petrolina. 

Literaturhinweise

BRASIL. Projeto de lei nº 1.711. De 26 de março de 2019. Acrescenta o § 4º ao art. 53 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=E1EE6C28CD563A64F90ECFD7C629AA38.proposicoesWebExterno2?codteor=1734191&filename=Avulso+-PL+1711/2019 >. Acesso em 12 de set, 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação.2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 28.10.2019.

BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2009/decreto-6755-29-janeiro-2009-585786-nrma-pe.html. Acesso em: 20 de set,2019.

BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_Normativa_38_PIBID.pdf. Acesso em 12 de Mar.2019.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso pela Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em 20 de set, 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Resolução nº 05 de 12.04.1978 e parecer nº 7778 do Conselho Estadual de Educação.

BRASIL. Lei nº 12.796/2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 10 de Fev. 2019.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência-PIBID. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em 25 de set. 2019.

CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino. Terra Livre. São Paulo, nº 16, p.133-152, 2001.

DI GIOVANNI, Geraldo. Entrevista com Geraldo Di Giovanni, professor doutor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp. Jornal n° 27.2010. Psicologia e políticas públicas. Disponível em:<http://www.crprj.org.br/publicacoes/jornal/jornal27-geraldodigiovanni.p>. Acesso em A: 03 de maio de 2019.

DULLEY, Richard Domingues. Governo e Estado: um esclarecimento. IEA - lnstituto de Economia Agrícola. São Paulo.2004. Disponével em:< http://www.iea http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=1234>. Acesso em: 07 de junho de 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi; GIROTTO, Eduardo, Donizete; MORMUL, Najla. Mehanna. O Pibid como política pública de permanência no ensino superior e de formação de professores: um estudo de caso. Revista Educere Et Educare. Vol. 7 nº 13, set/2012.

GATTI, Bernadete, Angelina et al. PROFESSORES DO BRASIL: Novos Cenários de Formação. Edição Unesco. Brasilia.2019

MARTINS, Ângela Maria. O campo das políticas públicas de educação: uma revisão da literatura. Est. Aval. Educ. São Paulo, v. 24, n. 56, p. 276-299, set./dez. 2013

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Biotempo, p. 25.2008.

MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso: para crítica da geografia que se ensina. Contexto, São Paulo-SP.2014.

NETTO, Jose Paulo. Introdução ao método na teoria Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/Abepss, 2011.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46. Disponível em: . Acesso em: 03 de março. 2019.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Curso de Licenciatura Plena em geografia, Universidade de Pernambuco Campus-Petrolina-PE. Petrolina .2012.

PROJETO INSTITUCIONAL. Programa Institucional de Bolsa e Iniciação á Docência. Universidade de Pernambuco. Campus Petrolina-PE Garanhões-PE.2018.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. Magistério Formação e Trabalho Pedagógico: a prática de ensino e o estágio supervisionado. 15. ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2008.

Relatório de Avaliação qualitativa dos projetos PIBID implementados nas Instituições Brasileiras de Ensino Superior. CAPES/UNESCO,2009- 2013.

SENE, Michael Wellington. A formação inicial de professores de geografia e o Pibid: estudo de caso do programa nas universidades públicas do Paraná. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Centro-Oeste- campus universitário do CEDETEG. Guarapuava/PR, 2016.

SILVA, Fernanda, Souza. O ensino de geografia nos trabalhos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (pibid). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS,2017.

SOUSA NETO, Manoel Fernandes. Aula de geografia. Bagagem. Campina Grande.2008.

SOUSA, Raimunda Áurea Dias. Ensino e pesquisa em geografia. Revista de Ensino de Geografia: Uberlândia, v.7, n.12.p.71-81, jun.2016.

WOITOWICZ, Eliete. Formação inicial de professores de geografia no pibid/unioeste – campus de marechal cândido-pr (2011-2015). Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE: Francisco Beltrão-PR, 2016.

Veröffentlicht

2020-09-30

Zitationsvorschlag

SOUSA, Raimunda Áurea Dias de; GOMES, Francielma de Souza. O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UMA POLÍTICA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 73–100, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p73-100. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p73. Acesso em: 21 nov. 2024.