A CIDADE COMO FERRAMENTA CRÍTICA REFLEXIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE POR MEIO DO ESPAÇO URBANO DE FORMOSA GOIÁS.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v8n15p35-53

Keywords:

Daily Life, World Lived, Praxis Geographic.

Abstract

In any society requires an experienced teacher and that makes a difference. One of the elements for this professional is one's own experience with the school context, especially in the classroom. This work seeks to elucidate a new approach to the teaching of geography, using the city as a guiding and reference of geography teaching representations. The study was conducted in the year 2016 and 2019, which covers the city of Formosa GO and their respective points, as a reflective critical nature tool guided in teaching geography, based on a literature review and related to the many facets of the city. Enabling new approaches to the teaching of geography in all its aspects.

Author Biography

João Gabriel Gomes, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pós graduado em Ensino de Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI/ES) e pós graduado em Geografia e Análise ambiental pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) (Lato Sensu). Atualmente trabalha como professor da disciplina de Geografia no Ensino Médio do Colégio São José e Colégio Projeção. Exerce a função de coordenador do cursinho preparatório para vestibulares SEMEAR e atua também como professor de Geografia e Atualidades no cursinho preparatório para vestibular Instituto Galileu. Foi professor titular da disciplina de Geografia do Ensino Médio do Colégio Rede Educa Goiás, Colégio IESGO e Colégio Morais Gualberto. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e também como colaborador de pesquisa da Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Preservação e manutenção de recursos hídricos do cerrado, nova fontes alternativas de produção de biocombustível, Educação e Ensino em Geografia, Percepção e Vivencia do lugar, práticas de ensino em educação ambiental e modificações da Paisagem Urbana e Produção do Espaço Urbano.

Published

2019-07-12

How to Cite

GOMES, João Gabriel. A CIDADE COMO FERRAMENTA CRÍTICA REFLEXIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE POR MEIO DO ESPAÇO URBANO DE FORMOSA GOIÁS. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 35–53, 2019. DOI: 10.20873/rtg.v8n15p35-53. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/6972. Acesso em: 22 nov. 2024.