INTERPRETAÇÕES PÓS-FUNCIONALISTAS DO ESPAÇO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA GEOGRAFIA HUMANA INTEGRADA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11n23p01-17Palabras clave:
Pós-graduação, Geografia Humana, EspaçoResumen
O presente trabalho busca repensar as bases epistêmicas da geografia humana como produção de sentido/saber docente, a partir da experiência de formação continuada, apresentando como possibilidade uma geografia humana integrada, construída numa visão conjunta material-fenomênica de seu objeto de análise, o espaço. Fundamentamos nossa discussão, além de revisão bibliográfica, nos relatos das contribuições de professores do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), contribuições postas em duas respectivas aulas, no âmbito da disciplina “epistemologia da geografia” do curso de mestrado, no ano de 2018, caracterizando esta pesquisa como bibliográfica e narrativa/qualitativa ao apresentar histórias de vida. Os referidos professores são a Dra. Amélia Nogueira, que contribuiu com uma aula expositiva sobre fenomenologia na geografia e o Dr. José Aldemir [in memorian], que expos a teoria tríádica do espaço de Henri Lefebvre. Nos possibilitando interpretar uma geografia humana integrada como saber docente, em detrimento da tradicional cisão da geografia, tão comum nos programas de pós-graduação a nível de mestrado e doutorado. A divisão clássica entre geografia física e humana, também está em processo na própria geografia humana, com o florescer da geografia humanística e/ou cultural. Buscamos, para tanto, a partir dos relatos de experiências/saberes, buscar superar esse vício em fragmentar a geografia, destacando a importância da compreensão do espaço em totalidade, um todo complexo, colaborando para uma formação de professores-pesquisadores de geografia em totalidade, vide que o conhecimento geográfico deve ser construído sob o princípio da complexidade.
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