PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS LGBTQIA+ NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11n23p168-187Palabras clave:
Discriminação Sexual, Escola, Heteronormatividade, Pessoas LGBTQIA, Preconceito SexualResumen
O objetivo deste artigo é problematizar o modo como os professores LGBTQIA+ percebem e vivenciam questões ligadas aos gêneros e às sexualidades no âmbito escolar. Para tanto, valemo-nos de uma metodologia predominantemente qualitativa e coletamos os dados por meio de um formulário on-line (Google Forms). Participaram do estudo 21 docentes que se identificam como LGBTQIA+. A partir dos resultados, construímos discussões estabelecendo um diálogo entre as ideias dos sujeitos pesquisados, os aportes téoricos e nossas percepções. Refletimos e ponderamos que a escola, apesar de ser um dos espaços mais difíceis para declarar a sexualidade que se desvia do padrão heteronormativo, deve ser vista como um ambiente para estimular o respeito mútuo, o diálogo, o acolhimento e a aceitação das diferenças.
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