OS RISCOS O HOMEM COMO AGRESSOR E VÍTIMA DO MEIO AMBIENTE

Autores/as

  • Geise Corrêa Teles Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v10n22p231-236

Palabras clave:

Meio Ambiente, Risco

Resumen

A efervescente discussão sobre a questão ambiental suscitou nas últimas décadas em uma multiplicidade de áreas do conhecimento voltadas para a gestão de risco, ocupadas por uma diversidade de pesquisadores, com formações acadêmicas distintas, o que nos leva a questionar sobre a perda de espaço do geógrafo nesse campo. Na obra “Os Riscos o Homem como Agressor e Vítima do Meio Ambiente” Yvette Veyret, uma das maiores autoridades mundiais sobre riscos, professora de Geografia da Universidade de Paris X, Nanterre, presidente do Comitê Nacional Francês de Geografia e autora de diversas publicações, aborda as particularidades que envolvem a gestão de risco, sobre uma perspectiva geográfica que nos permite ampliar o olhar sobre o papel do geógrafo nesse processo.

Biografía del autor/a

Geise Corrêa Teles, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior da Amazônia (2019). Foi professora colaboradora da UFPA nas disciplinas de climatologia e biogeografia. Integra Programas de Extensão Universitária em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Ela colabora em projetos de pesquisa na zona costeira do Pará. Atua nos seguintes temas: educação ambiental, gestão e planejamento ambiental, áreas protegidas, ecologia amazônica, justiça ambiental, conflitos socioambientais e sustentabilidade. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Citas

VEYRET, Yvette. Os riscos o homem como agressor e vítima do meio ambiente. Contexto, 2007. 319p.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

TELES, Geise Corrêa. OS RISCOS O HOMEM COMO AGRESSOR E VÍTIMA DO MEIO AMBIENTE. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 231–236, 2021. DOI: 10.20873/rtg.v10n22p231-236. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/13222. Acesso em: 21 nov. 2024.