O SANTO DAIME
REFLEXÕES ACERCA DO HIBRIDISMO E DAS (MULTI)TERRITORIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i27.14891Palabras clave:
Santo Daime, Hibridismo Cultural, MultiterritorialidadeResumen
O Santo Daime é uma doutrina religiosa originária da região amazônica, fundada pelo denominado Mestre Irineu. É caracterizado pelo uso ritualístico da ayahuasca, um chá de propriedades psicoativas, e agrega elementos simbólicos de outras culturas religiosas/espiritualistas, como o xamanismo, catolicismo popular, umbandismo, kardecismo, entre outros. Tal doutrina encontra-se em expansão, tanto em solo brasileiro, para regiões urbanas, quanto para outros países. Diante desse contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar o Santo Daime, correlacionando-o ao processo de hibridismo cultural e de multiterritorialidades. Foi percebida a relação existente entre a doutrina e o processo de hibridismo, tendo em vista que, além da hibridização inerente aos elementos simbólicos de outras matrizes religiosas, questões como a globalização, pós-modernidade tiveram influências no desenvolvimento e expansão do Santo Daime, assim como na formação de multiterritorialidades. Fomentou-se um trabalho de cunho interdisciplinar abarcando e dialogando elementos culturais e territoriais. Para tanto, foi realizado estudo bibliográfico composto de publicações e trabalhos científicos que versam sobre esta doutrina religiosa e de autores que trabalham com os conceitos acima citados.
Citas
CANCLINI, Néstor G. Cultura sem fronteiras. São Paulo: EDUSP/ Caderno de Leitura. Disponível em: <http://www.edusp.com.br/cadleitura/cadleitura_0802_8.asp>. Acesso em: 07 jan. 2016.
CEMIN, Arneide B..Os rituais do Santo Daime: “sistemas de montagens simbólicas”. In: LABATE, Beatriz C..; ARAÚJO, Wladimyr S. (orgs). O uso ritual da ayahuasca. 2ª ed. (1ª reimpressão) São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 347-382.
COUTO, Fernando de La Rocque. Santo Daime: Rito da ordem. In: LABATE, Beatriz C..; ARAÚJO, Wladimyr S. (orgs). O uso ritual da ayahuasca. 2ª ed. (1ª reimpressão) São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 385-412.
ENGLER, Steven. A Umbanda e a Glocalização. Porto Alegre: UFRGS - Debates do NER, 2011, ano 12, n. 20, jul/dez, p. 11-44. eISSN 1982-8136.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GOULART, Sandra Lucia. Estigmas de grupos ayahuasqueiros. In: LABATE, B. C. [et al], (orgs.). Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador: Edufba, 2008, p. 251-287.
GOULART, Sandra Lucia. O contexto de surgimento do culto do Santo Daime: formação da comunidade e do calendário ritual. In: LABATE, Beatriz C..; ARAÚJO, Wladimyr S. (orgs). O uso ritual da ayahuasca. 2ª ed. (1ª reimpressão) São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 277-301.
GROISMAN, Alberto. “Eu venho da Floresta”: Ecletismo e práxis xamânica daimista no “Céu do Mapiá”. 282 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa.Catarina,1991.Disponível.em:.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
HAESBAERT, Rogério. Hibridismo, Mobilidade e Multiterritorialidade numa perspectiva geográfico-cultural integradora. In SERPA, A. (org.) Espaços culturais: vivências, imaginações e representações [online]. Salvador: EDUFBA, 2008. 426 p. ISBN 978-85-232-0538-6. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em: 07 dez. 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KEIFENHEIM, Barbara. Nixi pae como participação sensível no princípio de transformação da criação primordial entre os índios Kaxinawá no leste do Peru. In: LABATE, Beatriz C.; ARAÚJO, Wladimyr S. (orgs). O uso ritual da ayahuasca. 2ª ed. (1ª reimpressão) São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 97-128.
LABATE, Beatriz C.. A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos. 375 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, 2000. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2016.
LABATE, Beatriz C.. A literatura brasileira sobre as religiões ayahuasqueiras. In: LABATE, Beatriz C.; ARAÚJO, Wladimyr S. (orgs). O uso ritual da ayahuasca. 2ª ed. (1ª reimpressão) São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 231-273.
LABATE, Beatriz C.; PACHECO, Gustavo. Matrizes maranhenses do Santo Daime. In: LABATE, Beatriz C..; ARAÚJO, Wladimyr S. (orgs). O uso ritual da ayahuasca. 2ª ed. (1ª reimpressão) São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 303-344.
LANGDON, Esther J.. A tradição narrativa e a aprendizagem com yagé (ayahuasca) entre os índios Siona da Colômbia. In: LABATE, Beatriz C..; ARAÚJO, Wladimyr S. (orgs). O uso ritual da ayahuasca. 2ª ed. (1ª reimpressão) São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 69-95.
MACRAE, Edward. Guiado pela Lua: xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do Santo Daime. São Paulo: Brasiliense, 1992.
MACRAE, Edward. El Santo Daime y la espiritualidad brasileña. Quito: Ediciones Abya -Yala, 2000.
MACRAE, Edward; MOREIRA, Paulo. Eu venho de longe: Mestre Irineu e seus companheiros. Salvador: EDUFBA, 2011.
MOURA, Julia Lobato Pinto de. As origens de uma casa de cura do Daime: O pronto socorro espiritual Raimundo Irineu Serra. Marupiara - revista científica do centro de estudos superiores de Parintins. (CESP/UEA). Dossiê: Diversidade Cultural e religiosa na região Norte. ANO 3 | N. 3 | 2018-1 (JAN-JUN). ISSN 1981-0326 | PP. 171-193. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1454/896. Acessado em:
/09/2022
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993. (Tradução: Maria Cecília França)
SALES, Vanessa Maria Alves Lima. A territorialização da cultura do Santo Daime em Palmas – TO. 125 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, 2017
SALES, Vanessa Maria Alves Lima; Silva, Marivaldo Cavalcante da. Reflexões teóricas sobre o Santo Daime na perspectiva do hibridismo cultural. In: Júlio César Suzuki. [et al.] (organizadores). Geografias tocantinenses e outras leituras [recurso eletrônico] -São Paulo: FFLCH/USP, 2019. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/384/336/1373. Acessado. 21/09/2022
SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e Concepções de Território. 3ª ed. São Paulo: Outras Expressões, 2013.
SILVA, Clodomir M. da. O palácio de Juramidam – Santo Daime: um ritual de transcendência e despoluição. 194 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Cultural) - Universidade Federal de Pernambuco, 1983.
VILA CÉU DO MAPIÁ. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Tocantinense de Geografía
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.