APRENDENDO E ENSINANDO

o percurso de orientação docente na pós-graduação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16705

Palabras clave:

Geografia, Orientação, Pós-graduação

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional, no período de 2015 a 2023, relacionada as dissertações de mestrado por mim orientadas, que se encontram num período de dez (10) anos do programa.  Este trabalho tem como objetivos: apresentar as pesquisas de mestrado e pós-doutoramento realizadas no PPGG-UFT em Geografia sob minha orientação; destacar as temáticas das pesquisas apresentadas nas dissertações; indicar as áreas de abrangência geográfica das pesquisas e indicar a importância das pesquisas no âmbito profissional, pessoal e acadêmico. Trata-se de um estudo narrativo, do qual fizemos opção pelo uso da pesquisa bibliográfica, consultando as dissertações descritas no texto. Este estudo permitiu um retorno às temáticas defendidas num passado próximo, cujos temas são e permanecem contemporâneos, e também possibilitou olhar as temáticas defendidas recentemente que continuam atuais.

Biografía del autor/a

Marcileia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins (1996) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socio Ambientais IESA/UFG. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins na graduaçaõ e Pos-graduação em Geografia, campus de Porto NAcional. Membro de Conselho editorial da revista Produção Acadêmica e do nucleo de estudos NURBA/UFT e do laboratório LEGEO/UFT. Atualmente (2012-1014) esta como coordenadora do curso de Geografia - Campus de porto nacional - UFT.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, educação ambiental, professores, meio ambiente e representações, território.

Citas

BARROS, Manoel de. BARROS, M. Poesia completa São Paulo: Leya, 2010. [original 1998].

CARVALHO, Marcony Messias Soares de. A educação ambiental nas instituições de ensino superior: uma experiência no IFTO- Campus Porto Nacional.2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

CARVALHO, Luiz Marques Pinto de. Formação acadêmica do professor de Geografia: da formação inicial às práticas cotidianas na sala de aula. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2021. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

CUNHA, Edinaura Rios. Dinâmica produtiva e as dificuldades que envolvem a produção familiar no campo em Porto Nacional – TO.2018. 113f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2018. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo, Paz e Terra, 1996.

FURTADO, Eliana Dias. Consórcios intermunicipais para gestão de resíduos sólidos urbanos: uma análise da implantação na Região Norte de Goiás – Cidernorte. 2017. 126f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2017. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão:Veredas. 36.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1996.

MARTINS, Wagner Lemos. Análise ambiental em áreas de veredas no curso do córrego correntinho, Miracema do Tocantins-TO.2019. 91f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

MIRANDA, Artemiza Ferreira Soares. Saberes e fazeres dos professores de geografia referentes à educação ambiental nas escolas estaduais de ensino médio em Porto Nacional - TO.2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019.Disponvel em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

MOREIRA. Carolina Joly. Educação ambiental e sociobiodiversidade em escola do entorno do Parque Estadual do Cantão/Tocantins – uma experiência na transição entre o Cerrado e a Amazônia. Relatorio final de Pos-doutorado. PPGG/2023.

NASCIMENTO, Pâmela Farias Oliveira do. A contribuição do trabalho de campo como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da geografia. 2016. 82f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2016. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

PAZ, Abraão Bispo. Por uma educação ambiental transformadora: o Programa Nacional Escolas Sustentáveis - PNES na DRE de Colinas do Tocantins - TO.2019. 114f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG). Apresentação. Disponível em: (https://ww2.uft.edu.br/index.php/ppgg/apresentacao. Acesso: 20/05/2023.

REIS, Edmilson Andrade. Sexualidade, gênero e diversidades no contexto de formação inicial de professores na Universidade Federal do Tocantins. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2020. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, Matheus Henrique Pereira da. A alfabetização cartográfica como subsídio ao ensino de geografia da África no CEPI dona Gercina Borges Teixeira em Porangatu-Go. PPGG/2023.

SOUSA, Elaine da Silva. Protagonistas de sua história: territorialidades femininas da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia-TO. 2021. 141f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2021. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.

SPOSITO, Eliseu Savério. A propósito dos paradigmas de orientações teórico-metodológicas na Geografia contemporânea. Terra Livre, São Paulo, v. 1, p. 99-112, 2001.

TAVARES, Silvaldo Quirino. Modo de vida camponês na contemporalidade de lutas e resistência na comunidade Angical – Paranã/TO.2018. 126f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2018. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso:28/05/2023

Publicado

2023-08-29

Cómo citar

BISPO, Marcileia Oliveira. APRENDENDO E ENSINANDO : o percurso de orientação docente na pós-graduação. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 309–326, 2023. DOI: 10.20873/rtg.v12i28.16705. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/16705. Acesso em: 24 nov. 2024.