APRENDENDO E ENSINANDO
o percurso de orientação docente na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v12i28.16705Palabras clave:
Geografia, Orientação, Pós-graduaçãoResumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional, no período de 2015 a 2023, relacionada as dissertações de mestrado por mim orientadas, que se encontram num período de dez (10) anos do programa. Este trabalho tem como objetivos: apresentar as pesquisas de mestrado e pós-doutoramento realizadas no PPGG-UFT em Geografia sob minha orientação; destacar as temáticas das pesquisas apresentadas nas dissertações; indicar as áreas de abrangência geográfica das pesquisas e indicar a importância das pesquisas no âmbito profissional, pessoal e acadêmico. Trata-se de um estudo narrativo, do qual fizemos opção pelo uso da pesquisa bibliográfica, consultando as dissertações descritas no texto. Este estudo permitiu um retorno às temáticas defendidas num passado próximo, cujos temas são e permanecem contemporâneos, e também possibilitou olhar as temáticas defendidas recentemente que continuam atuais.
Citas
BARROS, Manoel de. BARROS, M. Poesia completa São Paulo: Leya, 2010. [original 1998].
CARVALHO, Marcony Messias Soares de. A educação ambiental nas instituições de ensino superior: uma experiência no IFTO- Campus Porto Nacional.2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
CARVALHO, Luiz Marques Pinto de. Formação acadêmica do professor de Geografia: da formação inicial às práticas cotidianas na sala de aula. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2021. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
CUNHA, Edinaura Rios. Dinâmica produtiva e as dificuldades que envolvem a produção familiar no campo em Porto Nacional – TO.2018. 113f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2018. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FURTADO, Eliana Dias. Consórcios intermunicipais para gestão de resíduos sólidos urbanos: uma análise da implantação na Região Norte de Goiás – Cidernorte. 2017. 126f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2017. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
GUIMARÃES ROSA, João. Grande Sertão:Veredas. 36.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1996.
MARTINS, Wagner Lemos. Análise ambiental em áreas de veredas no curso do córrego correntinho, Miracema do Tocantins-TO.2019. 91f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
MIRANDA, Artemiza Ferreira Soares. Saberes e fazeres dos professores de geografia referentes à educação ambiental nas escolas estaduais de ensino médio em Porto Nacional - TO.2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019.Disponvel em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
MOREIRA. Carolina Joly. Educação ambiental e sociobiodiversidade em escola do entorno do Parque Estadual do Cantão/Tocantins – uma experiência na transição entre o Cerrado e a Amazônia. Relatorio final de Pos-doutorado. PPGG/2023.
NASCIMENTO, Pâmela Farias Oliveira do. A contribuição do trabalho de campo como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da geografia. 2016. 82f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2016. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
PAZ, Abraão Bispo. Por uma educação ambiental transformadora: o Programa Nacional Escolas Sustentáveis - PNES na DRE de Colinas do Tocantins - TO.2019. 114f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG). Apresentação. Disponível em: (https://ww2.uft.edu.br/index.php/ppgg/apresentacao. Acesso: 20/05/2023.
REIS, Edmilson Andrade. Sexualidade, gênero e diversidades no contexto de formação inicial de professores na Universidade Federal do Tocantins. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2020. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Matheus Henrique Pereira da. A alfabetização cartográfica como subsídio ao ensino de geografia da África no CEPI dona Gercina Borges Teixeira em Porangatu-Go. PPGG/2023.
SOUSA, Elaine da Silva. Protagonistas de sua história: territorialidades femininas da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia-TO. 2021. 141f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2021. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso 28/05/2023.
SPOSITO, Eliseu Savério. A propósito dos paradigmas de orientações teórico-metodológicas na Geografia contemporânea. Terra Livre, São Paulo, v. 1, p. 99-112, 2001.
TAVARES, Silvaldo Quirino. Modo de vida camponês na contemporalidade de lutas e resistência na comunidade Angical – Paranã/TO.2018. 126f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2018. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br Acesso:28/05/2023
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Tocantinense de Geografía
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.