“JOGANDO TAMBÉM SE APRENDE”
abordagens do uso de jogos geográficos na EJA
DOI:
https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.18598Palabras clave:
Ensino de Geografia, Jogos Geográficos, EJA, Setores da Economia, LugarResumen
Este trabalho intenciona apresentar alguns resultados da pesquisa intitulada Eu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: abordagens do conceito de lugar na EJA, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais- (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Este estudo teve como objetivo compreender as contribuições dos jogos analógicos para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa em educação, tendo a pesquisa-ação como forma de investigação, pautado na elaboração e no uso de jogos geográficos para trabalhar conceitos e temas da Geografia escolar. As análises das contribuições dos jogos para o ensino de Geografia foram traduzidas mediante as narrativas da docente responsável por quatro turmas da EJA do COMAGS, onde foram desenvolvidas as intervenções pedagógicas com o uso dos jogos. Os resultados apontaram que, com os jogos, foi possível a compreensão do conteúdo de forma dinâmica e prazerosa, independentemente da faixa etária. Ademais, a pesquisa demonstrou que ensinar a partir da realidade dos estudantes promove a análise crítica dos fenômenos do espaço que os circundam para que nele saibam agir de forma consciente.
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