NOTAS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA E DO CONCEITO DE LUGAR

Uma análise sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i32.19180

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, Geografia, Conceitos Geográficos, Lugar

Resumen

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi regulamentada como o documento normativo da educação básica brasileira, com a proposição de articular sua organização e diretrizes, assim os conteúdos a seres desenvolvidos e cada componente curricular, incluindo a geografia, considerando a relevância dos seus conceitos geográficos, como o lugar. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar a contextualização do componente curricular geografia e do conceito de lugar na BNCC. Para isto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de uma revisão bibliográfica e documental da BNCC e de autores que discutem a temática abordada. Por meio deste estudo, foi possível perceber a articulação da geografia na Base nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e nas áreas do conhecimento do ensino médio e os conceitos geográficos, como o lugar, aparecem de forma superficial no documento.

Biografía del autor/a

José Werlon Ferreira de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Ambiental pela UNINASSAU. Atualmente é aluno do curso de Doutorado em Geografia, do Programa de Pós graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Laboratório de Estudos em Geografia Cultural (LEGEC).

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Publicado

2025-04-07

Cómo citar

SOUZA, José Werlon Ferreira de. NOTAS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA E DO CONCEITO DE LUGAR: Uma análise sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 37–66, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i32.19180. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19180. Acesso em: 24 abr. 2025.