NOTAS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA E DO CONCEITO DE LUGAR
Uma análise sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI :
https://doi.org/10.70860/rtg.v14i32.19180Mots-clés :
Base Nacional Comum Curricular, Geografia, Conceitos Geográficos, LugarRésumé
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi regulamentada como o documento normativo da educação básica brasileira, com a proposição de articular sua organização e diretrizes, assim os conteúdos a seres desenvolvidos e cada componente curricular, incluindo a geografia, considerando a relevância dos seus conceitos geográficos, como o lugar. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar a contextualização do componente curricular geografia e do conceito de lugar na BNCC. Para isto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de uma revisão bibliográfica e documental da BNCC e de autores que discutem a temática abordada. Por meio deste estudo, foi possível perceber a articulação da geografia na Base nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e nas áreas do conhecimento do ensino médio e os conceitos geográficos, como o lugar, aparecem de forma superficial no documento.
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