ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA

um relato de experiência vivenciado em uma Escola Estadual de Rondonópolis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/rtg.v13i31.19201

Palabras clave:

Estágio supervisionado, Letras-Língua Portuguesa, exigências curriculares, Formação, sala de aula

Resumen

O presente relatório compõe as exigências curriculares do Curso de Letras- Língua Portuguesa e apresenta o relato acerca do aprendizado adquirido ao longo da realização do estágio supervisionado. Trata-se da visão de uma estagiária sobre o que foi vivenciado por ela na Escola Estadual Profa. Renilda Silva Morais, situada na cidade de Rondonópolis, MT. O estágio é a primeira experiência que o discente em formação tem com seu futuro local de atuação, sendo uma etapa indispensável para sua formação como futuro profissional. A possiblidade de observar um profissional formado em exercício, permite-nos conhecer as turmas em que iremos estagiar e qual a melhor maneira de conduzir as aulas ao dar início a prática docente. Já a vivência do estágio na prática, permite lançar mão de tudo que foi aprendido nas aulas de graduação, bem como adquirir experiências não somente em sala de aula, mas também ter contato com o planejamento pedagógico e com funcionamento da escola, tornando-se essencial para a formação profissional como docente.

Biografía del autor/a

Ana Claudia Reis Bittencourt, CUR/UFMT

Pós-Graduada em Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade pela Instituição FAVENI. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduanda em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pegadógia vinculados ao Curso de Letras. Atualmente participo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) vinculado ao Curso de Geografia.

Adinael Junhor Pereira da Trindade, UFR

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Atualmente é assistente em administração/ classe d da Universidade Federal de Mato Grosso. 

Citas

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes: A educação inteligente; formando jovens educadores e felizes. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003.

DRUMOD, Kelly. Como sua escola pode trabalhar as habilidades socioemocionais? [S.l]: SOMOS EDUCAÇÃO, 2022. Disponível em: https://www.somoseducacao.com.br/como-sua-escola-pode-trabalhar-as-habilidades-socioemocionais/#:~:text=s%20habilidades%20socioemocionais%20s%C3%A3o%20capacidades,exercer%20papel%20ativo%20na%20sociedade. Acesso em: 15 dez. 2022.

MEDINA, Aládia Cristina Rodrigues; PRUDENTE, Paola Luzia Gomes. Estágio supervisionado de observação: um relato de experiência no curso de licenciatura em educação física. CONBRACE, 17; CONICE 6, 2011, Porto Alegre, RS. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: Ciências e Compromisso Social, 2011. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/viewFile/3410/1630#:~:text=%C3%89%20no%20Est%C3%A1gio%20Supervisionado%20que,%C3%BAteis%20quando%20dirigirem%20uma%20aula. Acesso em: 26 nov. 2022.

NASCIMENTO, Ilcione de Fátima Batista. Relatório de Estágio. Amparo: UEPB, 2014. 22p.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. Revista UNAR. v. 17, n. 1, 2013.

Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf. Acesso em: 19 nov. 2022.

SEDUC. Projeto Político Pedagógico: Escola Estadual Professora Renilda Silva Morais. Rondonópolis, MT: 2021.

SILVA, Fábio Junior da; ALMEIDA, Priscila Rosane Pereira. A importância do uso da leitura em sala de aula: uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento ensino aprendizagem. FORÚM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA; FIPED 6, 2014, Santa Maria, RS. Anais eletrônicos [...]. Santa Maria: AINPGP, 2014. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2014/Modalidade_1datahora_29_05_2014_22_00_45_idinscrito_1661_d16848100481588acc2a7726d587ffb9.pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.

STEINERT, Monica E. P. Metodologias ativas na escola pública: manual para viabilizar a prática. Cuiabá: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEDUC), 2020. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/561232995/Metodologias-Ativas-na-Escola-Publica-Manual-para-Viabilizar-a-pratica. Acesso em: 24 nov. 2022.

REGIMENTO ESCOLAR: Escola Estadual Profa. Renilda Silva Moraes. Rondonópolis, 2022.

Publicado

2024-12-08

Cómo citar

BITTENCOURT, Ana Claudia Reis; TRINDADE, Adinael Junhor Pereira da. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: um relato de experiência vivenciado em uma Escola Estadual de Rondonópolis. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 152–163, 2024. DOI: 10.70860/rtg.v13i31.19201. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19201. Acesso em: 19 ene. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a