A AGRICULTURA CIENTÍFICA GLOBALIZADA NO MERCADO DE CAFÉS FINOS NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO (MG)

Autores/as

  • Ramon de Souza Oliveira UFG
  • João Cleps Júnior UFU

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p80-99

Palabras clave:

Agricultura Científica Globalizada; Café; Denominação de Origem.

Resumen

O presente texto abordará a evolução da cafeicultura em Patrocínio, no estado de Minas Gerais (MG). Esse município localiza-se na Região do Cerrado Mineiro (Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas) e possui uma população estimada de 89.333 mil habitantes (IBGE, 2016). Atualmente, é o maior produtor de café do país, somente, em 2014 foram colhidas 63.328 mil toneladas de sacas de café (IBGE, 2014). Em relação à estratégia metodológica, está baseia-se em pesquisa teórica e documental visando discutir e analisar conceitos relacionados a modernização da agricultura, agricultura científica globalizada, logística, entre outros. Os principais autores a serem usados são: Frederico (2014), Pereira (2014), Santos (1993), dentre outros. Atualmente, o café produzido em Patrocínio possui uma indicação geográfica, na espécie de Denominação de Origem (DO).

Biografía del autor/a

Ramon de Souza Oliveira, UFG

Graduado em Direito pela PUC - GOIÁS e em Ciências Econômicas pela UnB. Especialista em Agronegócios, Direito Público, Empresarial e Imobiliário. Mestrando em Geografia pela UFG - Regional Catalão. Atua como pesquisador a 10 anos em projetos com foco em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação PD&I . Pesquisador da Rede de Pesquisa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia do Estado de Goiás (REPPITTEC-GO) e do Núcleo de Patentes e Transferência de Tecnologia no Estado de Goiás (NUPATTE-GO). Foi bolsista de Iniciação Tecnológica Industrial - ITI - Nível 1 A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (entre agosto de 2007 a março de 2009). Foi Bolsista de Iniciação Científica  PIBIC-CNPq (entre agosto de 2008 a julho de 2010). Foi Bolsista e Pesquisador de Produtividade em Pesquisa em Extensão no País - Nível B do CNPq (entre janeiro de 2011 a maio de 2013). Foi Bolsista e Pesquisador em Desenvolvimento Tecnológico Industrial pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG-GO) (entre junho de 2013 a julho de 2015). Atualmente é membro dos seguintes Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq como pesquisador: INGTEC - Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade da FEA-USP; Diversidade, cultura e educação da UnB; Patentes e Transferência de Tecnologia da PUC-GOIÁS e Grupo de Estudos e pesquisas em Estado e Políticas Públicas da PUC-GOIÁS. Atua nos seguintes temas: Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Gestão Conhecimento e Propriedade Intelectual, Propriedade Intelectual e Indicações Geográficas, Patentes Verdes e o Desenvolvimento de Tecnologias Ambientalmente Sustentáveis, Direito Agrário, Direito Empresarial, Direito Público, Agricultura Familiar, certificação de produtos com diferencial de qualidade e diversidade e Análise de redes e rotas tecnológicas, propriedade intelectual, políticas de proteção e defesa do consumidor e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I.

João Cleps Júnior, UFU

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Presidente Prudente (1984) e Mestrado e Doutorado em Geografia [Área de Concentração em Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro. Atualmente é professor Titular do Instituto de Geografia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Coordena o Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA-UFU) e o Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais - NEAT [Diretório de Grupo de Pesquisa - CNPq]. É membro pesquisador do NERA - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária da Unesp de Presidente Prudente e da Rede de Pesquisa DATALUTA. É coordenador da Pesquisa DATALUTA em Minas Gerais desde 2005. Editor do periódico Campo-Território: Revista de Geografia Agrária (2009-2012). Pesquisador Mineiro - Nìvel A (a partir de julho/2015] Atua na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia Econômica, com pesquisas nos seguintes temas: Reforma Agrária; Agricultura e Meio Ambiente; Produção Camponesa e Agronegócio.

Citas

BRESSER PEREIRA, L. C. Interpretações Sobre o Brasil. In: 50 anos de Ciência Econômica no Brasil. Org. Maria Rita Loureiro (1997) Rio de Janeiro: Editora Vozes,: 1997, p. 17-69.

JESUS, C. M.; ORTEGA, A. C. Café e território: a cafeicultura no Cerrado Mineiro. Capina, SP: Editora Alínea, 2012.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2008.

Publicado

2018-04-12

Cómo citar

SOUZA OLIVEIRA, Ramon de; JÚNIOR, João Cleps. A AGRICULTURA CIENTÍFICA GLOBALIZADA NO MERCADO DE CAFÉS FINOS NO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO (MG). Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 80–99, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n10p80-99. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/3584. Acesso em: 18 dic. 2024.