ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA:
TECENDO DISCUSSÕES
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v8n16p01-14Palabras clave:
Alfabetização cartográfica. Ensino de cartografia.geografiaResumen
O processo de alfabetização cartográfica ocorre ao longo de todo o processo de aprendizagem do aluno. Apropriando-se das técnicas cartográficas, podem representar suas vivências em croquis, mapas, maquetes. Os recursos cartográficos, mediados pelos professorees nas aulas de geografia possibilita uma visão crítica do espaço geográfico, logo a alfabetização cartográfica. Resultado de um trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Geografia, esta pesquisa teve como objetivo compreender o domínio dos alunos na leitura e interpretação cartográfica no último ano do ensino fundamental. Pautando-se através de pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, com aplicação de questionários e realização de uma micro-aula foi possível aferir que: os recursos cartográficos têm um papel relevante no ensino de geografia, pois possibilita ao docente desenvolver aulas mais interativas e voltada para a construção crítica do aluno. Através dos recursos cartográficos utilizados na pesquisa compreenderam conceitos essenciais para a geografia como território, paisagem, lugar, região, espaço geográfico; As representações espaciais em cartografia escolar devem ser mais difundidas em sala de aulapois os alunos podem expressar através de representações espaciais, as percepções do mundo visto por eles, para que assim o docente de geografia possa trabalhar com os conteúdos geográficos e cartográficos.
Palavras-chave:. Alfabetização cartográfica. Ensino de cartografia.geografia
Citas
AGUIAR. Lígia Maria Brochado de. O domínio do sensível e da representação na iniciação cartográfica. Revista Brasileira de Educação Geográfica, Campinas, v. 4, n. 7, p. 44-56, jan./jun., 2014.
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTRO, José Flávio Moraes. Comunicação cartográfica e visualização Cartográfica. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 87 p.67-83, dez. 2007.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. O misterioso mundo que os mapas escodem. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos [ et al.]. (Org.) Geografia em sala de aula: prática e reflexões. 5.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, AGB, Secção Porto Alegre, p. 31-48, 2010.
FILHO, Alfredo Pereira de Queiroz; RODRIGUES, Marcos. A arte de voar em mundos virtuais. São Paulo: Annablume, 2007.
JOLY, Fernand. A cartografia. Campinas, SP: Papirus, 1990.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Mapa mental: recurso didático para o estudo do lugar. In.: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVIERA, Ariovaldo de Umbelino. Geografia em perspectiva. Ed.4. São Paulo: Contexto, p.125-131 2012.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In.: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (org.). Cartografia Escolar. 2 ed. p.15-41. São Paulo: Contexto, 2014.
PISSINATI, Mariza Cleonice; ARCHELA, Rosely Sampaio. A alfabetização cartográfica: simples e prática. In.: CALVENTE, Maria del Carmen Matilde Huertas; ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lúcia Helena B. (Orgs.). Múltiplas geografias: ensino – pesquisa – reflexão. v. 4. Londrina: Edições Humanidades, p. 109-127, 2007.
RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: conceitos e tecnologias-São Paulo: Editora UNESP, 2005.
RICHTER, Denis; MARIN, Fátima Aparecida Dias Gomes; Decanini, Mônica Modesta Santos. Ensino de geografia, espaço e linguagem cartográfica. Mercator – v. 9, nº 20, set./dez p.163-178 2010.
RIOS, Ricardo Bahia et al. A cartografia no/do fazer pedagógico: saberes e práticas no espaço escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.1, p.133-144, jan./jun. 2012.
RUA, João et al. Para ensinar Geografia. Rio de Janeiro, RJ: ACCESS Editora, 1993.
SILVA, Jaira Maria da. Introdução de conceitos básicos da cartografia no primeiro ano do ensino fundamental. Ensino de geografia, Uberlândia, v. 2 n.3, p. 79-94, jul./ dez. 2011.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no ensino fundamental e médio. In.: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (Org.). A geografia na sala de aula. 9 ed. São Paulo: Contexto 2011.
___________. O mapa como meio de comunicação e alfabetização cartográfica. In.: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (org.). Cartografia Escolar. 2 ed. p.71-93. São Paulo: Contexto, 2014.
SOMMA, Miguel Ligüera. Alguns problemas metodológicos no ensino de geografia. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos [ et al.]. Geografia em sala de aula: prática e reflexões. 5.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p.165-169, 2010.
VESENTINI, José William. Educação e ensino da geografia: instrumentos de dominação e/ou libertação. In.: CARLOS, Ana Fani Alessandri.( org.).A geografia na sala de aula. 9ed. P.11-33. São Paulo: Contexto 2011.
VESENTINI, José William. Realidade e Perspectivas do Ensino de geografia no Brasil. In: VESENTINI, José William. O ensino de geografia no século XXI. 7.ed. Campinas, SP: Papirus, p.219-248, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.