(RE)PENSANDO O TERRITÓRIO
Abordagens e possibilidades da materialidade e imaterialidade do conceito
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n20p122-136Palabras clave:
Território, Poder, Desenvolvimento, Epistemologia GeográficaResumen
O presente trabalho é resultado das discussões realizadas no componente curricular Espaço, Território, Paisagem e Região, cursado pelos autores no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. O texto centra-se, pois, em uma discussão epistêmica sobre o Território, um conceito de larga tradição na ciência geográfica. De natureza teórica, a pesquisa consistiu em revisão da literatura e análise crítica sobre o conceito de Território, bem como a tomada de estudos sobre o Poder, entendido como noção fundante para a compreensão do Território por meio das relações sociais espacializadas. O Território é visto como um conceito em movimento, sendo parte constituinte da renovação do pensamento geográfico. Nesta perspectiva, entende-se que a discussão sobre o Território está diretamente associada as questões contemporâneas acerca da organização e atuação do Estado, o desenvolvimento socioespacial e a o planejamento de políticas públicas. Não obstante a existência de uma vasta bibliografia sobre o assunto, o Território ainda se mostra como um tema persistente, e a sua compreensão é fundamental para aqueles que se preocupam em entender a dinâmica socioespacial do território brasileiro.
Citas
ARENDT, Hannah. Da violência. Brasília, editora da Universidade de Brasília, 1985.
BONNEMAISON, Jöel. Viagem em torno do território. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeni. (Orgs.). Geografia Cultural: um século (3). Rio de Janeiro, EDUERJ, 2002.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio Janeiro, Bertrand Brasil, 1995, p.15-47.
CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997
DEMATTEIS, Giuseppe. O território: uma oportunidade para repensar a geografia. In: SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. 4ª ed. São Paulo: Outras Expressões, 2015, p. 07-11
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Silvério. Territórios e territorialidade: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 197–216.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: 1985.
GOTTMANN, Jean. La politique des États et leur Géographie. Paris: Armand Colin, 1952.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
HAESBAERT, Rogério. Por uma constelação geográfica de conceitos. In: Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p.19-51
HAESBAERT, Rogério. As armadilhas do território. In: SILVA, José Borzacchiello da; SILVA, Cícero Nilton Moreira da; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia (Orgs.). Território: modo de pensar e usar. Fortaleza: Edições UFC, 2016, p. 19-41
RAFFESTIN, Claude. Pour une géographie de puvoir. Paris: Litec, 1980.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. Editora Ática, 1993 (Vol. 29)
RATZEL, Friedrich. Geografia do homem (Antropogeografia). In: MORAES, Antônio Carlos Robert de. Ratzel. São Paulo: Ática, 1990, p. 175-192.
SACK, Robert. Human territoriality: its theory and history. Cambridgi: Cambridge University Press, 1986.
SANTOS, Milton. O retorno do território. In: SANTOS, Milton. et al (Orgs.). Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Huritec/Anpur, 1994, p. 15-20.
SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. 4ª ed. São Paulo: Outras Expressões, 2015.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOUZA, Marcelo Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio Janeiro, Bertrand Brasil, 1995, p. 77-116.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.