REVISITANDO O CONCEITO TEÓRICO DE POLARIZAÇÃO, AGLOMERAÇÃO E CENTRALIDADE
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v4n6p22-36Mots-clés :
Econoria Regional, Polarização, Desigualdade RegionalRésumé
Este ensaio tem o objetivo realizar um levantamento teórico das principais abordagens da economia regional referentes às teorias da aglomeração, centralidade e polarização. As mesmas descrevem o mecanismo dinâmico de auto reforço resultante de externalidades devido à aglomeração de indústrias. Para tanto, utilizou-se de um ferramental metodológico exploratório e a guisa da literatura. A teoria de polarização remetem a François Perroux e sua abordagem é sobre indústria motriz e polo de crescimento. A teoria de aglomeração, das atividades produtivas, é fruto da introdução do espaço na análise econômica. A centralidade demonstra a organização e hierarquização do espaço, também apresenta o padrão de formação da rede de cidades e o papel da especialização de cada uma delas. Conclui-se que a questão principal na análise referente às teorias revisitadas está no elemento de conflito, visto que os mesmos, apesar de impulsionarem o aumento da renda e emprego em determinadas áreas, ao mesmo tempo tendem a intensificar as desigualdades e o caráter excludente do sistema produtivo.Références
BREITBACH, Á. C. M. Estudo sobre o conceito de região. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 1988
BRUE, S. L. História do pensamento econômico. Tradução da 6° edição norte americana. São Paulo: Thomson e Learning, 2006.
CAVALCANTE, L. R. M. T. Produção teórica em economia regional: uma proposta de sistematização. Revista brasileira de estudos regionais e urbanos. Agosto, 2007.
CHRISTALLER, W. Central places in Southern Germany. New Jersy:Prentice Hall, 1966.
DUBEY, V. The definition of regional economics. Tradução Rosamaria Roedel dos Santos. Journal of Regional Science, 5 (2): 25-9, 1964.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.