REVISITANDO O CONCEITO TEÓRICO DE POLARIZAÇÃO, AGLOMERAÇÃO E CENTRALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v4n6p22-36Palavras-chave:
Econoria Regional, Polarização, Desigualdade RegionalResumo
Este ensaio tem o objetivo realizar um levantamento teórico das principais abordagens da economia regional referentes às teorias da aglomeração, centralidade e polarização. As mesmas descrevem o mecanismo dinâmico de auto reforço resultante de externalidades devido à aglomeração de indústrias. Para tanto, utilizou-se de um ferramental metodológico exploratório e a guisa da literatura. A teoria de polarização remetem a François Perroux e sua abordagem é sobre indústria motriz e polo de crescimento. A teoria de aglomeração, das atividades produtivas, é fruto da introdução do espaço na análise econômica. A centralidade demonstra a organização e hierarquização do espaço, também apresenta o padrão de formação da rede de cidades e o papel da especialização de cada uma delas. Conclui-se que a questão principal na análise referente às teorias revisitadas está no elemento de conflito, visto que os mesmos, apesar de impulsionarem o aumento da renda e emprego em determinadas áreas, ao mesmo tempo tendem a intensificar as desigualdades e o caráter excludente do sistema produtivo.Referências
BREITBACH, Á. C. M. Estudo sobre o conceito de região. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 1988
BRUE, S. L. História do pensamento econômico. Tradução da 6° edição norte americana. São Paulo: Thomson e Learning, 2006.
CAVALCANTE, L. R. M. T. Produção teórica em economia regional: uma proposta de sistematização. Revista brasileira de estudos regionais e urbanos. Agosto, 2007.
CHRISTALLER, W. Central places in Southern Germany. New Jersy:Prentice Hall, 1966.
DUBEY, V. The definition of regional economics. Tradução Rosamaria Roedel dos Santos. Journal of Regional Science, 5 (2): 25-9, 1964.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.