“ESCRAVIDÃO: DO PRIMEIRO LEILÃO DE CATIVOS EM PORTUGAL ATÉ A MORTE DE ZUMBI DOS PALMARES”
Uma perspectiva Geográfica
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14883Mots-clés :
Geografia, Geografia Humana, Escravidão, Geografia Histórica, Interdisciplinaridade, História do BrasilRésumé
Esta resenha estabelece a apresentação do livro “Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares” escrito por Laurentino Gomes. O autor é famoso por sua grande habilidade de promover uma escrita leve e de boa retenção do leitor. Seu livro, apresenta uma reflexão sobre como o processo de escravidão deu forma a sociedade brasileira. O volume 1 compreende um período de 255 anos, a partir de 1440 com o primeiro leilão de escravos africanos feito pelos portugueses, até 1695 ano a morte do mítico Zumbi dos Palmares. Mesmo o livro sendo uma obra sobre a história da escravidão, possui uma interessante abordagem geográfica, que propicia aos geógrafos que se propuserem a ter contato com o livro, uma experiencia significativa.
Références
Laurentino Gomes. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. v. 1. 479 páginas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.