GEOGRAFIAS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

a modalidade EaD a partir das experiências, percepções e representações de estudantes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i32.17023

Mots-clés :

Educação à distância, Geografia, Ciberespaço, Fenomenologia

Résumé

A pesquisa pretende compreender as experiências, percepções e representações de estudantes universitários da modalidade à distância e apreender a conformação daquilo que chamamos de ‘espaço universitário’ dessa modalidade. Para isso, lançamos mão da fenomenologia no sentido de aprofundar o entendimento das percepções, representações e experiências. Também, debatemos como se perfaz a discussão acerca do espaço na Geografia quando embasada pela fenomenologia e, por fim, o debate sobre o ciberespaço em função da relevância que este possui para a modalidade. A operacionalização da pesquisa ocorreu mediante encontros com sete estudantes da modalidade tanto da graduação quanto da pós-graduação e, através desses encontros, construímos as narrativas que descrevem os encontros. A partir da descrição, realizamos a redução fenomenológica, processo de aprofundamento da discussão sobre os encontros e das diversas questões que apareceram e, a partir disso, consideramos a ocorrência de um ‘espaço universitário’ da modalidade enquanto um fenômeno efêmero que se constitui na experiência dos sujeitos.

Bibliographies de l'auteur-e

Leonardo Berté Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduado pela mesma instituição.

Benhur Pinós da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento Interdisciplinar da UFRGS Campus Litoral Norte e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSM.

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Publié-e

2025-04-12

Comment citer

NUNES, Leonardo Berté; COSTA, Benhur Pinós da. GEOGRAFIAS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: a modalidade EaD a partir das experiências, percepções e representações de estudantes. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 132–161, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i32.17023. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/17023. Acesso em: 24 avr. 2025.

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