OS CONTEÚDOS DE GEOCIÊNCIAS NA BNCC E NOS CURRÍCULOS SUBNACIONAIS
Análise das habilidades de geografia do 6º ano do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v13i29.17788Mots-clés :
Ensino de Geografia, Geografia física, Geociencias, Currículo, BNCCRésumé
O presente artigo consiste em uma análise de conteúdo, oriunda de um estudo exploratório e bibliográfico, que se debruça sobre as habilidades da BNCC que abordam conteúdos de Geociências, nos componentes curriculares de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Antes de tudo, justificaremos nossa opção pelo termo “Geociências”, delimitando a abrangência desse campo de estudo. Posteriormente, dentre essas habilidades selecionadas da BNCC, optamos, para fins de delimitação do objeto de estudo, por nos apenas debruçar sobre aquelas do componente Geografia prescritas para o 6º ano, comparando-as com as habilidades dos currículos subnacionais, derivados da BNCC, e analisando, por um lado, de que modo esses currículos adaptam – ou não – as habilidades da BNCC para contemplar, como determina a LBD, as especificidades locais; e, por outro, se esses currículos buscam ir além da BNCC, superando seus possíveis defeitos e limites, se limitam-se a reproduzi-la, ou se ficam aquém dela, oferecendo um currículo mais empobrecido.
Références
ACRE. Currículo de referência único do Acre. Acre: Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes, 2019.
ALAGOAS. Referencial curricular de Alagoas. Alagoas: Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, 2019.
AMAPÁ. Referencial curricular amapaense. Amapá: Secretaria de Estado da Educação do Amapá. 2018.
AMAZONAS. Referencial curricular amazonense. Amazonas: Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, 2019.
ALBUQUERQUE, F. N. B. de. SILVA, J. B. da. MELO, E. V. de. SILVA, G. M.. Os conceitos de bioma e domínio morfoclimático nas vídeos aulas de geografia: abordagens e desafios. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 18, n. 2, p. 170-184, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.61114. Acesso em: 04 set. 2023.
AZAMBUJA, L. D. O livro didático e ensino de Geografia do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 11-33, jul./dez., 2014.
BACCI, D. C. Ensino de geociências no contexto escolar: múltiplas relações com a educação ambiental. In: BACCI, D. C. Geociências e educação ambiental. Curitiba: Ponto Vital, 2015. p. 129-151.
BACCI, D, C.; OLIVEIRA, L. POMMER, C. Contribuição da abordagem geocientífica no ensino fundamental: tempo geológico, origem do petróleo e mudanças ambientais. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, n. ext., p. 3459-3463, 2009.
BAHIA. Documento curricular referencial da Bahia. Bahia Secretaria da Educação da Bahia, 2019.
BERTICELLI, I. A. Currículo: tendências e filosofia. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 1999.
CAL, M. M. P. Os Conceitos Fundamentais de Geografia: Uma Análise dos Livros Didáticos. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 29, n. 1, p. 77-97, 2003.
CARNEIRO, C. D. R.; TOLEDO, M. C. M.; ALMEIDA, F. F. M. Dez motivos para a inclusão de temas de geologia na educação básica. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 553-560, 2004.
CARVALHO, M. E. S., CUNHA, J. N., DIAS, L. de J., LIMA, L., & ANDRADE, V. da C.. O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar. Interfaces Científicas - Educação, 2(2), 57–65, v2, n2, p57-65
CEARÁ. Documento curricular referencial do Ceará. Ceará: Secretaria da Educação do Ceará, 2018.
COMPIANI, M. As Geociências no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o tema “A formação do Universo”. 1996. 224p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
CUNHA, L. F. F. da. A Geografia Escolar e as Temáticas Físico-Naturais na BNCC: desafios à prática docente e à formação de professores. Revista Itinerarius Reflexions. UFG, Vol. 14, N. 2, 2018.
ESPÍRITO SANTO. Currículo do Espírito Santo. Área de conhecimento: Ciências Humanas. Espírito Santo: Secretaria da Educação do Espírito Santo, 2018.
GUIMARÃES, E. M. A contribuição da Geologia na construção de um padrão de referência do mundo físico na educação básica. Revista Brasileira de Geociências, v. 34, n. 1, p. 87-94, 2004.
MENDONÇA, F. Geografia Física: Ciência Humana?. São Paulo: Contexto, 5ª ed., 1997.
MARANHÃO. Documento curricular do território maranhense. Maranhão: Secretaria de Educação do Governo do Maranhão, 2018.
MATO GROSSO. Proposta Curricular do estado de Mato Grosso. Mato Grosso: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, 2018.
MATO GROSSO DO SUL. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, 2018.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Minas Gerais: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, 2018.
MORAIS, E. M. B. As temáticas físico-naturais nos livros didáticos e no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 4, p. 175-194-194, 2014.
MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
NUNES, J. O. R. et al. A influência dos métodos científicos na Geografia Física. Terra Livre, v. 2, n. 27, p. 121-132, 2015.
PARÁ. Documento Curricular do estado do Pará. Pará: Secretaria de Estado da Educação, 2018.
PARAÍBA. Proposta Curricular do estado da Paraíba. Paraíba: Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, 2018.
PARANÁ. Referencial curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. Paraná: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, 2018.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco. Pernambuco: Secretaria de Educação e Esportes, 2018.
PIAUÍ. Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado. Piauí: Secretaria de Estado da Educação do Piauí, 2019.
PINA, P. P. G. do N. A relação entre o ensino e o uso do livro didático de geografia. 2009. 104 f. Dissertação. (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, UFPB, 2009.
PINHEIRO, I. e LOPES, C. S.. A geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 39, 2021.
PIRANHA, J. M.; CARNEIRO, C. D. R. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 129-137, mar. 2009.
PONTE, M. L.; PIRANHA, M. J. Estratégias e recursos educacionais para inserção das Geociências na educação básica. Terrae Didática, Campinas, v. 14, n. 4, p. 431-438, 2018.
PEREIRA, D. Paisagens, Lugares e Espaços: A geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n 79. p 9-21. 2003.
POTAPOVA, M. S. Geologia como ciência histórica da natureza. Terræ didática, v. 3. n. 1. Campinas. 86-90. 2008.
REBELO et al. A consciência ambiental na formação de professores em Geociências: contribuições para um enquadramento conceitual. In: BACCI, D, L, C. (Org.). Geociências e Educação Ambiental. Curitiba: Ponto Vital Editora, 2015. p.36-52.
RIO DE JANEIRO. Documento de orientação curricular do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria de Educação, 2019.
RIO GRANDE DO NORTE. Documento curricular do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte: Secretaria de estado da educação, da cultura, do esporte e do lazer, 2018.
RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho. Rio Grande do Sul: Secretaria da Educação, 2018.
RONDÔNIA. Documento curricular de Rondônia. Roraima: Secretaria da Educação, 2018.
RORAIMA. Documento curricular de Roraima. Roraima: Secretaria da educação e desportos, 2019.
SACRISTÁN, J. G. O que significa Currículo? In: SACRISTÁN, J. G. Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35. 542 p.
SALVADOR, L.A.; BACCI, D.L.C. Abordagens geocientíficas em estudos do meio no Ensino Fundamental I: construindo pontes para o ensino interdisciplinar. Terræ Didatica, Campinas, v.14, n.1, p.27-38. 2018.
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Santa Catarina: Secretaria de Estado da Educação, 2019.
SERGIPE. Currículo de Sergipe: integrar e construir. Sergipe: Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, 2018.
SILVA, C. P. A.; SOUZA, R, F. Conteúdo de Geociências em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental I: identificando a presença e os temas abordados. Ciência & Educação, v. 26, n.55, Bauru, 2020.
SILVA, R. P. Ensino de Geociências na Educação Básica: uma análise dos planos de estudos de uma rede municipal de ensino. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino). Centro universitário UNIVATES. Lajeado, RS. 2017.
SPOSITO, E. S. As diferentes propostas curriculares e o livro didático. In: PONTUSCHKA, N. N; OLIVEIRA, A. U. de. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 3. ed. São Paulo: Contexto, p. 297-31, 2009.
SUERTEGARAY, D. M. A. e NUNES, J. O. R. A natureza da Geografia Física na Geografia. Revista Terra Livre, São Paulo, n. 17, p. 11-24, 2o semestre, 2001.
TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins. Tocantins: Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, 2019.
TOLEDO, M. C. M. Geociências no Ensino Médio Brasileiro: Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geologia USP, Publicação Especial, São Paulo, v.3, p. 31-44, set 2005.
VESENTINI, J. W. Geografia, Natureza e Sociedade. São Paulo: Contexto, 4ª ed., 1997.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.