A AÇÃO ANTRÓPICA COMO PROPULSORA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REGIÃO NORDESTE
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p91-102Mots-clés :
Clima, Mudanças, Meio Ambiente e Ser humano.Résumé
Desde a origem do planeta, o clima tem sofrido grandes modificações ao logos das Eras. Com a evolução da civilização humana fatores que contribuem para o sistema climático da terra obtiveram alterações. Um desses fatores é o meio ambiente, responsável pela manutenção da vida de todos os habitantes da terra e a sua constante degradação vem acarretando enormes prejuízos ao clima. Grandes potências mundiais e, o mundo cientifico, na última década vem se preocupando com a continuidade da vida no planeta. Uma das consequências dessa degradação do meio natural são as mudanças climáticas, que causam desastres naturais como inundações, nevascas e desertificações em determinadas áreas. Correntes cientificas debatem as verdadeiras causas da mudanças no clima, mas as consequências são verdadeiras e únicas e o ser humano é o principal agente causando direto e indireto. Esta pesquisa analisa as mudanças no globo caracterizando com a região Nordeste do Brasil que nos últimos anos vem sofrendo secas extremas causadoras de enormes prejuizos para sua população.
Références
AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Tradução: Maria Juraci Zani dos Santos. 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
DREW, David. Processos interativos homem-meio-ambiente. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.