A AÇÃO ANTRÓPICA COMO PROPULSORA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REGIÃO NORDESTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v5n8p91-102Palavras-chave:
Clima, Mudanças, Meio Ambiente e Ser humano.Resumo
Desde a origem do planeta, o clima tem sofrido grandes modificações ao logos das Eras. Com a evolução da civilização humana fatores que contribuem para o sistema climático da terra obtiveram alterações. Um desses fatores é o meio ambiente, responsável pela manutenção da vida de todos os habitantes da terra e a sua constante degradação vem acarretando enormes prejuízos ao clima. Grandes potências mundiais e, o mundo cientifico, na última década vem se preocupando com a continuidade da vida no planeta. Uma das consequências dessa degradação do meio natural são as mudanças climáticas, que causam desastres naturais como inundações, nevascas e desertificações em determinadas áreas. Correntes cientificas debatem as verdadeiras causas da mudanças no clima, mas as consequências são verdadeiras e únicas e o ser humano é o principal agente causando direto e indireto. Esta pesquisa analisa as mudanças no globo caracterizando com a região Nordeste do Brasil que nos últimos anos vem sofrendo secas extremas causadoras de enormes prejuizos para sua população.
Referências
AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Tradução: Maria Juraci Zani dos Santos. 10 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
DREW, David. Processos interativos homem-meio-ambiente. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.