FOLIA DOS SANTOS REIS DE LAGOLÂNDIA, NA TRILHA DAS SONORIDADES FESTIVAS
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p48-64Mots-clés :
Folia de Santos Reis, Religiosidade, MúsicaRésumé
Propomos um breve estudo das sonoridades das músicas dos rituais que compõem o fenômeno religioso presente na Folia de Santos Reis, que gira atualmente no Distrito de Lagolândia, no município de Pirenópolis, Goiás. Trata-se de uma manifestação do catolicismo popular que adquiriu especificidades e singularidades. É uma folia que na sua forma ritual desenha um caminho circular composto pelas fazendas e o distrito, definindo uma paisagem e uma espacialidade dinâmica, um estar indo para algum lugar em que as músicas são o amálgama da festividade. As Folias são entendidas como fenômeno contemporâneo complexo, dotado de sujeitos protagonistas. As inferências apresentadas são resultantes da pesquisa de campo realizada ao longo de dois anos in loco, além das referências sobre a temática das religiosidades no Cerrado na contemporaneidade.
Références
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. De tão longe eu venho vindo: símbolos, gestos e rituais do catolicismo popular em Goiás. Goiânia: Editora da UFG, 2004.
D’ABADIA, Maria Idelma Vieira. Diversidade e Identidade Religiosa: uma leitura espacial dos padroeiros e seus festejos em Muquém, Abadiânia e Trindade – GO. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2014.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.