IMPACTOS AMBIENTAIS DA SILVICULTURA EM DOM ELISEU (PA)
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p157-173Mots-clés :
Silvicultura, Eucaliptos (Eucalytus), Paricá (Schizolobium amazonium), Impactos ambientaisRésumé
A Silvicultura no município de Dom Eliseu (PA) destaca-se com as plantações do Eucalipto (Eucaliptus) e do Paricá (Schizolobium amazonium) iniciadas nos anos 90, com pouca adesão e no decorrer do tempo expandiu-se com produtores substituindo suas áreas de pecuárias pelas plantações do Paricá e do Eucalipto. O objetivo principal deste trabalho é avaliar os impactos ambientais da silvicultura no referido município. A metodologia empregada baseou-se na caracterização ambiental da área, localização das áreas de silvicultura por imagens de satélite com o programa GoogleEarth®, identificação de impactos ambientais com trabalhos de campo, entrevistas com agricultores e técnicos. Os problemas detectados com as plantações do Paricá é o ataque das cigarras (Quesada Gigas), problemas com fungos Lasiodiplodiatheo bromae e Pestaloliopis sp e o besouro desfolhador (Costalimaita ferruginea) que atacou mais de 12 espécies de clonagens diferentes afetando muitas plantações principalmente nos períodos de chuvas. A opção pela monocultura coloca o agricultor dependente de uma única fonte de renda e a geração de empregos fica reduzida ao plantio e colheita com um intervalo de 7 anos.
Références
DUCKE, A. 1949. Notas sobre a flora neotrópica II: As leguminosas da Amazônia brasileira.2.ed.Belém: IAN:1949, 248 p. (Boletim técnico,18).
PAIVA, Haroldo Nogueira de, et al Cultivo de eucalipto em propriedades rurais: Aprenda fácil, 2001.
VALVERDE, Renato Sebastião et al. Silvicultura Brasileira-oportunidades e desafios da economia verde, Fundação Brasileira para o desenvolvimento sustentável – FBDS, 2012 . Disponível em . Acesso em: 03 Set. 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.