LETRAMENTO INFORMACIONAL:
um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFMT
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n10p59-79Mots-clés :
Biblioteconomia, Ensino Superior, Letramento Informacional, Hábito de leitura, Informative Literature, Reading - Graduation, Higher education, Librarianship.Résumé
Este artigo apresenta um extrato da pesquisa, Letramento Informacional: um estudo do hábito de leitura e nível de letramento informacional dos discentes do curso de biblioteconomia da UFMT/CUR, realizada na graduação, em 2017, no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário de Rondonópolis (CUR). O referido curso é ofertado em regime de seriado anual e objetiva formar bacharéis em Biblioteconomia no período de quatro anos. A investigação buscou identificar se os alunos do 1º ano de Biblioteconomia, ingressantes em 2016 seriam letrados em relação ao universo informacional, utilizando-se duas categorias de análise: a) Hábito de leitura e b) Letramento informacional, nesse artigo é abordado o conceito letramento informacional. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Utilizou-se os conceitos de leitura, de acordo como Tourinho (2011) e Mata (2009); letramento na visão de Soares (2012), e letramento informacional na percepção de Gasque (2010, 2012, 2013) e Campelo (2006). A pesquisa justifica-se pela oportunidade de reflexão sobre a condição informacional em que os acadêmicos do curso de biblioteconomia da UFMT se encontram, para que então possam tentar se desenvolver intelectualmente e academicamente. Os resultados apontaram que mais da metade dos discentes tem dificuldades de interpretar e compreender, o que pode indicar que alguns alunos ainda não adquiriram o letramento informacional.
Références
GASQUE, Kelley Cristina Gonçalves Dias. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ci.Inf. , Brasília, v.3 9, n. 3, p. 83-92, set./dez. , 2010. Disponível em:< http://repositório.unb.br/handle/1048219263>. Acesso em: 10 ago. 2016.
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TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos do ensino superior: “deficiência” ou simples falta de hábito?. Revista Lugares de Educação, Bananeiras, PB, v.1, n. 2, p. 325-346, jul./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2016.
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